Entenda qual a importância da tecnologia na auditoria de saúde

0
Fernando Murta, empresário e diretor da Essencial Consultoria em saúde

Especialista explica como as inovações impactam no aprimoramento no setor de saúde

Cada vez mais a tecnologia tem sido fundamental na área da saúde. Segundo um estudo feito pela International Data Corporation (IDC– 11-2020), até o final de 2022, o investimento em tecnologias nesse setor deve atingir US$1.931 milhões, aproximadamente R$10 bilhões. Por conta disso, diversas áreas das instituições de saúde foram impactadas positivamente, como é o caso dos processos de auditoria médica, em que a tecnologia trouxe inovações para aprimorar a operação de hospitais, clínicas, bem como das operadoras de saúde.

Como em qualquer outra área da saúde, a tecnologia é fundamental para uma auditoria. Desse modo, por meio de uma ferramenta de gestão focada nessa atividade, é possível fazer levantamentos de dados, gerar relatórios, consultar históricos e até acessar tudo isso a partir do celular.

De acordo com o empresário da Essencial Consultoria em Saúde, Fernando Murta, os recursos são fundamentais, pois garantem eficiência no processo. “Esses recursos são importantes para a auditoria em saúde porque agregam eficiência ao processo. Ou seja, a taxa de erros diminui drasticamente. Ao mesmo tempo podem ser tomadas decisões mais precisas com base em informações concretas”, explica.

Os custos com assistência, como consultas, internações e outros tratamentos, podem atingir 80% do faturamento das operadoras de saúde, de acordo com o relatório da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde). Dessa maneira, a auditoria no setor de saúde tem um papel ainda mais estratégico, pois atua como uma ferramenta de gestão no controle do fluxo de informações.

O avanço da tecnologia permitiu não somente agilidade nos processos de auditoria no setor de saúde, como também mais qualidade. A tramitação mais rápida e eficiente das informações possibilitou que as decisões sejam tomadas com mais rapidez, uma vez que as equipes podem dar andamento às solicitações e otimizar o tempo de atendimento. Também, os resultados das auditorias contribuem para o planejamento de metas e ações nas diversas áreas da administração das instituições de saúde.

Ainda de acordo com o empresário Fernando Murta, essas ferramentas atuam como suporte em todas as etapas. “O mercado dispõe de soluções que permitem a integração com o sistema de gestão da operadora de saúde, auxiliando em todo o gerenciamento do plano. Essas ferramentas funcionam como um suporte para os auditores em todas as etapas do processo de regulação, que passam a analisar não apenas o procedimento solicitado, como na possibilidade de atuação para a prevenção de imprevistos”, explica.

Os processos tecnológicos têm ajudado os profissionais de saúde nas auditorias. Com os novos sistemas de integração, esses profissionais podem obter mais mobilidade e realizarem atendimentos simultâneos.

“A tecnologia, mais do que proporcionar vantagens à área médica, vem contribuindo para uma melhor gestão das instituições de saúde, garantindo as evidências de uma qualidade desejada aos serviços prestados, além de otimizar a saúde financeira das operadoras na mesma medida em que torna a jornada de atendimento ao paciente mais eficiente”, finaliza Fernando Murta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here