Especialista alerta: prevenção com a saúde deve voltar para a agenda após as férias

0
Dr. Edivaldo Bezerra da PAD Saúde / Foto: Divulgação

Para o médico clínico, especialista em Medicina da Família e CEO da PAD Saúde, Dr. Edivaldo Bezerra, a volta à rotina deve ir além da reorganização da agenda profissional

O fim das férias costuma marcar o retorno ao trabalho, às aulas e aos compromissos do dia a dia. Mas, enquanto a agenda volta a ficar cheia, um cuidado importante ainda costuma ser deixado para depois: a saúde. Especialistas alertam que o retorno à rotina é uma das melhores oportunidades para retomar hábitos saudáveis e colocar em dia consultas, exames e vacinas, prevenindo doenças que muitas vezes evoluem de forma silenciosa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e parte dos casos de câncer poderiam ser prevenidos com hábitos saudáveis, diagnóstico precoce e acompanhamento regular da saúde. No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que hipertensão, diabetes, obesidade e colesterol elevado continuam entre os principais fatores de risco para doenças crônicas, muitas vezes descobertas apenas quando já apresentam complicações.

Para o médico clínico, especialista em Medicina da Família e CEO da PAD Saúde, Dr. Edivaldo Bezerra, a volta à rotina deve ir além da reorganização da agenda profissional. “Assim como organizamos as finanças, os estudos e o trabalho após as férias, também precisamos reorganizar os cuidados com a saúde. Muitas pessoas passam meses adiando consultas e exames porque não sentem sintomas. O problema é que diversas doenças se desenvolvem de forma silenciosa e só são descobertas quando já estão em estágio avançado”, explica.

O especialista ressalta que a Medicina da Família tem justamente a função de acompanhar o paciente de forma contínua, identificando riscos antes que eles se transformem em doenças. “A consulta preventiva não serve apenas para tratar quem está doente. Ela permite avaliar pressão arterial, glicemia, colesterol, peso, vacinação, alimentação, qualidade do sono, saúde mental e histórico familiar. Esse olhar integral faz toda a diferença para prevenir complicações futuras”, afirma.

Além dos exames de rotina, o retorno das férias também é uma oportunidade para rever hábitos que costumam ser prejudicados durante o período de descanso, como alimentação equilibrada, prática de atividade física, hidratação e qualidade do sono. “Não é preciso fazer mudanças radicais. Pequenos ajustes na rotina, como caminhar regularmente, reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, dormir melhor e manter acompanhamento médico periódico, já trazem benefícios importantes para a saúde”, destaca Dr. Edivaldo.

Outro ponto importante é que o cuidado preventivo deve envolver toda a família. Crianças podem aproveitar o retorno às aulas para revisar a carteira de vacinação e acompanhar o crescimento; adultos devem manter em dia exames laboratoriais e controle de doenças crônicas; e idosos precisam de acompanhamento regular para preservar autonomia e qualidade de vida.

“O maior benefício da prevenção é evitar que a doença apareça ou seja descoberta apenas quando já compromete a qualidade de vida. Cuidar da saúde não deve acontecer apenas quando surge um problema. A prevenção é o caminho mais seguro para viver mais e melhor”, conclui o médico.

📌 SERVIÇO
Fonte: Médico da família da Pad Saúde, Dr. Edivaldo Bezerra
CRM-PE : 24.917
RQE: 13.083

PAD Saúde
Unidade Caruaru
📍 Rua Rua Nossa Senhora de Fátima ,78 – Mauricio de Nassau
Instagram: @clinicapadsaudecaruaru

Unidade Recife
📍 Rua Hermógenes de Morais, nº 317 – Madalena, Recife
Instagram: @padsaude

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here