Especialista faz alerta sobre os riscos do uso da lente de contato dental

0

A cirurgiã-dentista da Maxi Dente, Dra. Cláudia Albuquerque, explica que as lentes de contato são capas de porcelana colocadas sobre os dentes naturais, que precisam passar por um desgaste durante o procedimento

O uso das lentes de contato dentárias tem crescido bastante e estão se tornando uma febre, principalmente entre os famosos. Lentes são uma opção para aqueles que buscam melhorar a autoestima e a estética do rosto, porém mesmo sendo uma opção mais rápida que aparelhos ortodônticos, apresenta algumas desvantagens como irreversibilidade.

A cirurgiã-dentista da Maxi Dente, Dra. Cláudia Albuquerque, explica que as lentes de contato são capas de porcelana colocadas sobre os dentes naturais, que precisam passar por um desgaste durante o procedimento. “Mesmo sendo leve, o procedimento é realizado na parte da frontal do dente, mas depois de feito, não tem volta e o paciente para sempre vai precisar dessas lentes”, afirma.

Segundo a cirurgiã-dentista, o passo necessário para que não haja um desgaste tão grande aos dentes é avaliar antes com um ortodontista, se os mesmos estão na melhor posição para se colocar lentes de contato. ” Para que tenham tanto desgaste, os dentes precisam estar no mínimo razoavelmente alinhados. Dessa maneira o tratamento dá certo”, explica.

Para o sucesso do procedimento é preciso escolher com cuidado o profissional. De acordo com a Dra. Cláudia Albuquerque sérios danos podem ser causados em casos de falhas. “Os procedimentos mal conduzidos são os que tem mais riscos de falhas, e podem causar alguns problemas na interface de cimentação, traumas e desajuste oclusal”, explica.

Além disso, a profissional alerta que é fundamental ter uma boa higienização bucal e que mesmo após colocar as lentes de contato, as visitas periódicas ao dentista não devem acabar. ” Alguns maus hábitos precisam ser evitados e um deles é roer as unhas, assim como evitar morder ou tentar abrir os objetos”, aponta Dra. Cláudia.

Tempo de duração

A profissional explica que o tempo varia, e depende de fatores que mudam de paciente para paciente. ” O paciente precisa ter em mente que  uma boa higienização e o abandono de hábitos ruins são necessários para a durabilidade das facetas, pois mesmo sendo feitas com material resistente, a cooperação do paciente é essencial”, finaliza.

MAXI DENTE

RioMar – Empresarial RioMar Trade Center, Torre 1. Pina

Tel 9.8680-2870

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here