Estudantes da UFPE ganham prêmio nacional com trabalho sobre Covid-19 e doam premiação para o curso de Odontologia

0

São autores do trabalho Larissa Alexsandra dos Santos Silva, Ingrid Arreguy e Rafael Bastos Lundgren

O curso de Odontologia da UFPE foi contemplado com oito equipamentos para lavagem ultrassônica de instrumentos que vão compor o Centro de Material e Esterilização do curso, tornando o trabalho mais seguro para estudantes e servidores do setor. As máquinas são fruto de uma doação de estudantes e professores do curso, que ganharam um concurso nacional de Biossegurança, no evento Set-Bio 2020, realizado em setembro de 2020.

trabalho foi apresentado pela acadêmica Larissa Alexsandra dos Santos Silva, tendo como título “Análise microscópica dos espaços interfibrilares em barreiras de proteção respiratória no contexto da Covid-19”, para uma banca de experts no assunto que o elegeram como o melhor trabalho de Biossegurança. Exibida no mês alusivo ao tema, a pesquisa foi orientada pelos professores Carlos Weber, do Departamento de Medicina Tropical, e Fábio de Souza, do Departamento de Prótese e Cirurgia Buco Facial. Também foram autores do trabalho a acadêmica Ingrid Arreguy e o graduado Rafael Bastos Lundgren.

Publicado na Revista Journal of Clinical and Diagnostic Research, a pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso do Rafael Bastos Lundgren. A publicação ganhou destaque internacional e foi incluída na biblioteca da Organização Mundial de Saúde, como referência de artigo científico na temática relacionada à Covid-19. Segundo o professor Fábio de Souza, “esse reconhecimento denota a excelência da UFPE na pesquisa e do envolvimento de estudantes na produção de conhecimento, capazes de conduzir a resultados diretos para a sociedade e, neste caso, com relação direta para a temática da pandemia da Covid-19”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here