Realizado anualmente, em alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária (5 de agosto), o evento também é um momento para a valorização desses profissionais
A atuação da Vigilância Sanitária esteve em pauta nesta quinta-feira (5), durante evento realizado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, no Hotel Dan Inn Mar, em Piedade. O momento de integração e troca de experiências exitosas contou com a participação de representantes do Ministério Público de Pernambuco, da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA), da Associação Jaboatonense de Vigilância Sanitária (AJAVISA) e do Sindicato dos Servidores Municipais de Jaboatão dos Guararapes (SINSMUJG), além de profissionais dos municípios de Gravatá, Recife, Olinda, Camaragibe e Ipojuca.
Realizado anualmente, em alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária (5 de agosto), o evento também é um momento para a valorização desses profissionais. “Este evento evidencia a história e o dia a dia dos inspetores, a representação do SUS para a população, indo de porta em porta, nos restaurantes, cinemas, casas de estética e tantos outros espaços que nem imaginamos que o Sistema Único de Saúde brasileiro pode chegar, mas ele vai através deles. Esse é o momento que nos encontramos para dialogar e trocar experiências”, detalhou a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa.
A programação também apresentou experiências exitosas da Vigilância Sanitária do Jaboatão, como o aplicativo Saúde Vigilante – disponível gratuitamente na Play Store – que permite aos munícipes o registro de notificações importantes para monitoramento e atuação mais célere das equipes, a exemplo de focos de água parada e estabelecimentos em condições inadequadas. O aplicativo já soma 2.746 denúncias, sendo 802 apenas este ano.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Vânia Freitas, destacou uma das ações mais recentes, a descentralização da Vigilância Sanitária no município. “Como parte do Sistema Único de Saúde (SUS), a Vigilância precisa ser trabalhada de forma descentralizada para atender todos os públicos. Iniciamos esse processo com a montagem do novo núcleo da Vigilância Sanitária na Regional 1, que atende também as Regionais 2 e 3 do município, ampliando a aproximação dos inspetores com a população, também diminuindo o tempo de trajeto e, com isso, permitindo atender um maior número de estabelecimentos por dia”, disse.
Gabriel Farias, inspetor sanitário de Ipojuca, compareceu pela terceira vez ao evento e comentou sobre sua experiência. “É uma satisfação enorme vir a Jaboatão participar desse encontro. Revemos os colegas de profissão, trocamos informações e saímos ainda mais ricos de experiências, com novas ideias para colocarmos em prática nas nossas cidades”, comentou.