Faça Sua Escolha, é o artigo de Paulo Eduardo de Barros Fonseca

0
Paulo Eduardo de Barros Fonseca é vice-presidente do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

A humanidade passa por momentos de muita aflição, incertezas e dificuldades, talvez dos mais difíceis a serem enfrentados por esta geração. Os desafios são enormes, porque a pandemia, por ser absolutamente democrática, alterou o modo de vida de todas as pessoas, as quais se viram obrigadas a repentinamente mudar completamente suas rotinas.

Mas, se refletirmos um pouco sobre a história da humanidade vamos constatar que foram nos momentos de dificuldades que se abriram as grandes oportunidades para o desenvolvimento e crescimento da sociedade em geral e, sobretudo, para nós mesmos.

Este é um momento rico em oportunidades, simplesmente porque vivenciamos uma era de mudanças e é preciso que todos entendam que o planeta, a humanidade está sendo chamada para participar ativamente dessas mudanças.

É hora de mudar … o planeta irá mudar, mesmo que alguns se posicionem contra a mudança. A revolução científica e tecnológica está em plena atividade e, agora, chegou o momento da necessária adequação moral.

Muitos são os chamados, poucos os escolhidos. Nessa parábola, Jesus compara o reino dos céus, que pode estar no íntimo de um homem de bem ou em um lugar onde somente o bem orienta e dirige as ações dos seus habitantes, a uma festa nupcial, imagem capaz de penetrar nas mentes de todos os seus ouvintes daquela época.

Mais uma vez, o convite à reflexão e à necessária reforma íntima está feito, desta vez oportunizando que todos, indistintamente, tenham o tempo necessário para esse exercício, que é individual, e que propicia o aperfeiçoamento moral de si mesmo na busca do bem para todos.

Creio que após a pandemia o planeta terá dado um grande passo para que uma nova ordem mundial seja implementada, com uma sociedade mais justa, liberta do egoísmo, do orgulho e das amarras da matéria, que dificultam seu progresso intelectual e moral, portanto, espiritual. Nele começaremos a conviver com pessoas que estiverem no esforço de sentir, pensar e fazer o bem.

Agora, dentro do livre-arbítrio, compete a cada pessoa a decisão de aceitar o chamado e de ser um ente ativo nesse processo de renovação planetária.

A escolha é sua!

Paulo Eduardo de Barros Fonseca é vice-presidente do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here