A escrita científica continua sendo um desafio no meio acadêmico
Por Mariana Costa
Os cientistas e pesquisadores precisam manter uma comunicação com a sociedade, contato esse que é feito principalmente pela linguagem científica, através de artigos divulgados. A produção desses artigos pode ser mais difícil do que se pensa, pois é necessário manter a precisão das informações e dados passados e ao mesmo tempo ter uma linguagem de fácil acesso, para que o texto seja entendível para todos os tipos de pessoas, as que possuam ou não especialidades em tal área. Porém a escrita científica ainda é vista como um dos maiores desafios do meio acadêmico por falta de conhecimento do assunto.
Quando se fala sobre escrita científica, os primeiros fundamentos que vêm à cabeça têm relação com a quantidade e qualidade dos artigos, que por sua vez atende a algumas normas e convenções já determinadas. Escrever de modo científico é usar um estilo mais formal, isento de advérbios. Mas mesmo que seja algo carregado de características, um texto que apresenta tal linguagem não tem a obrigação de ser um conteúdo de difícil entendimento. O uso desse tipo de linguagem pode ser visto em diversos trabalhos, como monografias e artigos científicos, que quando não estão dentro das regras pré-estabelecidas, correm o risco de terem a publicação recusada. E por com o intuito de promover o desenvolvimento e lógica da escrita científica, a Faculdade ESUDA realizará o curso de extensão: Escrita científica.
Sob comando da professora e doutora especializada em Medicina Tropical, Dayse Vasconcelos, que possui uma linha de pesquisa voltada para doenças neurodegenerativas, o curso que tem a data marcada nos dias 18 e 25 de junho das 14h às 16h tem como foco alunos de pós-graduação (Lato e/ou Stricto Sensu) e alunos de iniciação científica.
A inscrição do curso de escrita científica custa R$ 30,00 e deve ser feita até o dia 17 de junho no site bit.ly/cursosgeia.
SERVIÇOS:
Curso de extensão: Escrita científica
Data: 18 e 25 de junho das 14h às 16h.
Valor: R$ 30,00.
Local: Faculdade ESUDA.
Endereço: Rua Bispo Cardoso Ayres, S/n – Santo Amaro – Recife.