Fechamento da indústria Arlanxeo (antiga Coperbo), no Cabo de Santo Agostinho, vai desempregar 2.500 trabalhadores

0
Foto: CBN Recife

Reunião nesta sexta-feira, dia 09/08, na Superintendência Regional do Trabalho-SRT-PE, entre os representantes do Sindicato da Borracha de Pernambuco (Sindborracha) e da ARLANXEO, discutirá sobre implementação de um plano social, visando minimizar os impactos aos trabalhadores

Nesta sexta-feira, dia 09/08, às 14h, está marcada uma reunião na Superintendência Regional do Trabalho, SRT-PE, bairro do Espinheiro, no Recife, para discutir sobre o encerramento das atividades da indústria ARLANXEO, antiga COPERBO, no Município do Cabo de Santo Agostinho. A reunião será entre os representantes do Sindicato da Borracha de Pernambuco (Sindborracha) e da ARLANXEO.

O fechamento da antiga COPERBO, atual ARLANXEO ( uma das três fábricas produtora de borracha sintética do Brasil), está impactando na demissão de 500 trabalhadores diretos e afetando mais de 2.000 trabalhadores indiretos, com prejuízos as economias municipal e estadual.

Vale ressaltar que a empresa recebeu benefícios municipal, estadual e federal, com proposta de demitir trabalhadores com estabilidades legais como:  ⁠gestantes, doentes afastados, cipeiros, sindicalistas, ⁠descomissionamento da planta sem a presença dos cipeiros e acompanhamento de seguranças necessário. A empresa alega que a decisão decorre por falta de demanda, entre outras questões.

O clima é de insatisfação, os sindicalistas e trabalhadores (as) aprovaram em assembleia geral realizada hoje reivindicações e medidas visando minimizar os impactos aos trabalhadores com a implementação de um plano social. Os trabalhadores (as) estão sendo colocados em licença remunerada, devendo retornar à fábrica no dia 15 de agosto para informações sobre o contrato de trabalho e o pacote social, com as participações da ARLANXEO e o Sindborracha-PE.

Fonte: Assessoria de Comunicação – CUT-PE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here