Férias: fisioterapeuta Paulo Koury, alerta pais sobre postura dos filhos durante atividades

0

Adotar posturas adequadas desde a infância, significa menos problemas musculoesqueléticos na vida adulta

O período de férias escolares é de descanso e de muitas brincadeiras para as crianças, mas, os pais devem ficar atentos à postura dos filhos durante os afazeres diários. Seja sentado ou em alguma atividade de recreação, a postura da criança deve ser observada para que não provoque lesões nas costas.

De acordo com o fisioterapeuta, Paulo Koury, adotar posturas adequadas desde a infância significa menos problemas musculoesqueléticos na vida adulta. “Não existe uma regra para os baixinhos em relação ao alinhamento do corpo, porém os conselhos são os mesmos para os adultos como por exemplo, evitar ficar muito tempo na mesma posição. Durante as brincadeiras em que ficam sentados no chão devem cruzar as pernas e quando estão assistindo a televisão não podem ficar deitados de qualquer forma no sofá”, esclarece.

Um alerta importante para os pais, é sobre momento o uso de aparelhos eletrônicos. Nesse quesito, todas as idades estão sujeitas a adotar posturas inadequadas. Quase todo mundo tem o hábito de abaixar o pescoço na hora de usar o celular ou o tablet. Isso prejudica toda a parte cervical, pescoço e ombros. Outro problema pode ser o desenvolvimento de uma tendinite no dedo polegar. A repetição dos movimentos sobrecarrega o tendão que flexiona e estende o polegar.

Quando a diversão é no computador, a tendência a adotar posturas erradas também é algo comum, entre elas, sentar-se em cima de uma das pernas, jogar o tronco para frente, elevar demais os ombros, entre outras. Ainda de acordo com Paulo, assim que os pais notarem as más posturas, devem procurar um especialista em fisioterapia. O ideal é aplicar a Reeducação Postural Global (RPG). A técnica promove a consciência corporal, trabalha movimentos direcionados para promover o alongamento das cadeias musculares e o reequilíbrio de toda a estrutura corporal.

A RPG aplicada em crianças e adolescentes atua na correção, como também na prevenção de desvios da coluna, por exemplo. Além da fisioterapia, algumas dicas que os pais devem ficar atentos é ao peso das bolsas e mochilas que as crianças carregam. o ideal é carregar até 10% do peso corporal. Uma criança que pesa 20 Kg, só pode carregar nas costas uma mochila que pese até 2 kg. O ideal é optar pela mochila com rodinhas para os menores. Para os maiores, além do peso, é preciso orientá-los a carregar nos dois ombros e evitar curvar o tronco para frente.

Outra observação é durante o uso dos celulares para que as crianças levem o aparelho na altura dos olhos. Se for um uso mais demorado, o ideal é se sentar apoiando os cotovelos em uma poltrona ou cadeira, para não sobrecarregar os ombros e aliviar a tensão nos braços. Já no computador, a dica é apoiar a lombar no encosto da cadeira, sentindo o quadril se encaixar em equilíbrio dos dois lados do corpo. Os pés precisam estar encostados no chão, com as pernas formando um ângulo de 90 graus. O computador precisa estar na altura dos olhos para evitar que a pessoa abaixe a cabeça. É importante apoiar os cotovelos e antebraços na mesa para aliviar a tensão na cervical.

SERVIÇO:

Clinica Ortho Fisioterapia

Endereço: Zona Norte do Recife – Rua Dr. Virgilio Mota, 48, Parnamirim

Contato: (81) 3266.5789

Clinica IFD

Endereço: Zona Sul do Recife – Av. Conselheiro Aguiar, 2333, Boa Viagem, sala 404

Empresarial João Roma

Contato: (81) 98144.4555 Marcação pelo Whatsapp

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here