Festa da Consciência Negra de Águas Claras exibe edição especial

0
Grupo Raízes do Quilombo do Livramento / Foto: Guilherme Guache

Evento tradicional e simbólico do Quilombo de Águas Claras estará disponível no Youtube a partir da sexta (15); proposta foi contemplada pela Lei Aldir Blanc

Realizada desde 2009 no Quilombo de Águas Claras, em Triunfo – PE, a Festa da Consciência Negra é um evento tradicional, que surgiu como um ato simbólico em comemoração pelo reconhecimento de Águas Claras como localidade remanescente de quilombola, registrada oficialmente pela Fundação Palmares, Neste ano, o evento ganhou uma edição especial em parceria com a Fundação Cultural Ambrosino Martins e exibirá a festividade nesta sexta (15), no canal do quilombo no YouTube (bit.ly/quilomboaguasclaras). O projeto conta com o incentivo da Lei Aldir Blanc.

Bacamarteiros / Foto: Guilherme Guache

A programação da edição especial conta com uma diversidade musical, artística e gastronômica. Entre as atrações estão os Bacamarteiros João Ferreira Moreno, os grupos Só Triscando, Raízes do Quilombo Livramento, Raios de Sol, Tradição Quilombola, além do encontro de emboladores. A festa, gravada em 26 de março, contou também o tradicional munguzá salgado e angu, comidas típicas da comunidade local. A edição especial marca o retorno da festa do Quilombo de Águas Claras, suspensa desde o início da pandemia de Covid-19.

Grupo Só Triscando / Foto Guilherme Guache

A realização da festa tem a proposta de trazer à memória a consciência negra,  contar a história do quilombo, fomentando a cultura, saberes e tradições populares. “A execução do evento foi mais uma vez de suma importância e este ano, com uma intensidade maior, com o apoio da Lei Aldir Blanc, que vem fortalecer e valorizar o que temos de mais rico em nossa comunidade: a resistência diante de todo o contexto que já enfrentamos. Seguimos lutando e resistindo até hoje. Esta realização só fortalece as nossas tradições que vêm sendo mantidas vivas, através dos resgates das raízes culturais e da tomada de consciência histórica de como o racismo permeia a formação da sociedade brasileira. Esta edição especial, marca o crescimento da Festa da Consciência Negra de Águas Claras e o fortalecimento das nossas vivências”, destaca Vanilma Cavalcante, coordenadora da Festa da Consciência Negra, produtora cultural e agricultora, residente da Comunidade de Remanescentes Quilombolas Águas Claras.

Encontro de Emboladores / Foto: Guilherme Guache

Além da programação musical e gastronômica, a 13ª Festa da Consciência Negra de Águas Claras contou com atividade de formação gratuita através das oficinas de dança com Helaynne Sampaio e de percussão com Gabriela Sampaio, ambas do Afoxé Oyá Alaxé. As aulas foram ministradas para alunos da rede pública de ensino das escolas  Águas Claras e Milton Pessoa. A proposta foi incentivar e expandir a cultura popular da comunidade.

Foto: Guilherme Guache

Sobre o Quilombo de Águas Claras

Localizado a 12km da cidade de Triunfo – PE, o Quilombo de Águas Claras foi habitado em 1850, com a chegada dos primeiros moradores. As casas foram construídas de taipa e pedras, utilizadas nas estradas, muros e cercas. Ainda hoje é possível encontrar moradias feitas de pedras, a exemplo, a casa de S. Anísio, morador mais antigo da comunidade. O nome ‘Águas Claras’ se refere a pequenas poças de água cristalina que existem no território, que nunca secou. A história do quilombo foi registrada em 2006, através de moradores mais velhos. Em 2008, o Quilombo de Águas Claras foi certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares.

Atualmente, 50 famílias moram em Águas Claras e 80% dos habitantes se reconhecem como pessoas pretas. Além da agricultura familiar, existe também a produção de artesanato, doces e licores. Na parte musical, o quilombo se destaca com o coco de roda, expressão popular que vem sendo repassada para as gerações futuras. A festividade, que acontece no mês de novembro,  é símbolo de resistência e virou tradição na cidade de Triunfo. Enaltece o legado da história, da cultura, dos saberes e de tradições ancestrais, promovendo a sensibilização da população local pela importância e busca da  conscientização da  igualdade racial e equidade de gêneros na cidade.

SERVIÇO:

Festa da Consciência Negra de Águas Claras – edição especial

Lançamento no YouTube: 15 de abril (bit.ly/quilomboaguasclaras)

Gratuito

Bacamarteiros / Foto: Guilherme Guache

@quilomboaguasclaras

facebook.com/quilombodeaguasclaras

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here