Festival Cultural Gastronômico de Olinda chega a sua 2ª edição, propondo uma imersão digital nos sabores da cultura pernambucana

0

Em 2021, o evento homenageia o Bolo de Rolo, o Bolo Luiz Felipe (conhecido por “Engorda Marido”) e a Macaxeira como raiz gastronômica e cultural do Nordeste

Uma explosão de sabores em um ambiente virtual, porém não menos especial, espera por você na 2ª edição do Festival Cultural Gastronômico de Olinda, que acontece nos dias 13 e 14 de março, no canal oficial do Festival no YouTube. O evento contará com 5 horas de transmissão ao vivo por dia, e na programação: Teatro e Animação Infantil, Circo, Grupos de Dança Folclórica, Orquestras de Frevo, Cantores Regionais e Aulas Show de Gastronomia. “Faremos essa edição de forma virtual, mas com a mesma emoção da sua edição presencial realizada em 2020, no Sítio Histórico de Olinda”., ressaltou a Produtora do Festival Catharina Honório.


Na gastronomia, serão três os homenageados: o Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, o Bolo de Rolo, a outra homenageada será a Macaxeira, uma raiz que utilizamos tanto para pratos doces como salgados da nossa cultura local e por último o Bolo Luiz Felipe (mais conhecido por “Engorda Marido”). “Ensinaremos como fazer o bolo de rolo e o Engorda Marido, além de pratos utilizando a macaxeira ou seus derivados” disse Catharina.


O conceito do Festival em 2021 traz ao espectador a experiência de uma Praça Cultural Virtual – propondo uma Conexão Diferente, essa é a nossa proposta curatorial, construída em torno da ideia de fazer com que a primeira edição continuasse viva na memória das pessoas. A ideia é transmitir ao público que acompanhará o evento em casa, uma janela virtual que passe todo o acolhimento, cores e sabores da nossa culinária regional e da cultura popular. Seja na TV, no computador ou nos smartphones será uma verdadeira imersão saborosa na cultura pernambucana, através desse que é um dos nossos maiores patrimônios, a Culinária.

Toda execução do evento cumprirá os protocolos de segurança no combate a proliferação da COVID-19. O projeto foi um dos contemplados da Lei Aldir Blanc de Pernambuco.

ACESSIBILIDADE
Atendendo hoje a questão da acessibilidade, toda a transmissão terá a presença de intérprete de libras e da Audiodescrição.  A transmissão será AO VIVO através do canal no Youtube do Festival e a Audiodescrição será disponibilizada em até 48 horas no mesmo canal. As lives serão disponibilizadas também no site do Festival. Ainda teremos as LIVES através das redes sociais de cada apresentação, mas separadas devido ao tempo permitido pela rede social que é até 1 hora.
A  1ª EDIÇÃO
Na sua 1ª edição em 2019 o Festival gerou aproximadamente 200 empregos diretos entre equipe de produção e todos os artistas que se apresentaram e mais de 300 empregos indiretos com os nossos fornecedores, os artesãos, os comerciantes de alimentação, além dos que não pudemos contabilizar. O evento teve sua realização local, mas atingimos um público nacional. O evento foi notícia em jornais impressos, jornais on-line, blogs, rádios, emissoras de TV locais e nacionais. Tivemos um público presente estimado pela Prefeitura de Olinda de mais de 15 mil pessoas por dia do evento. O evento foi totalmente gratuito, todas as atrações se apresentaram em praça pública, acessível com intérprete de libras no palco e nas oficinas de gastronomia, camarote de acessibilidade para cadeirantes, cadeiras na frente do palco para o público idoso e a programação do evento impressa em braile. Além disso, o evento também deu a sua contribuição ao meio ambiente, onde tivemos coleta seletiva e distribuição de mudas de plantas nativas da região.

 

PROGRAMAÇÃO


Sábado 13/03/2021

17h – Abertura com Tio Caio

17h15 – Circo com a Trupe Moleza e Gentileza

17h50 – Grupo de Teatro Doce Apetite com a peça O Mundo Mágico da Docelândia

18h35 – Aula Show Gastronomia com o Chefe Eron Ferreira

19h40 – Escola de Samba Bateria Cabulosa

20h45 – Show Azamigas da Farra e participação especial de Rose Forró de Praia

Domingo 14/03/2021

17h – Abertura com Tio Caio

17h15 – Mágico Rodrigo Lima

18h05 – Grupo de Teatro Doce Apetite com a peça A Ilha Encantada

18h50 – Aula Show Gastronomia com o Chefe Eron Ferreira

19h55 – Orquestra Só Mulheres, Passistas de Frevo e a Troça Bucho Cheio

20h25 – Grupo de Maracatu

20h55 – Show Marcelo Bragato


Encerramento
 
PATROCÍNIO
Lei Aldir Blanc de Pernambuco
FUNDARPE
Secretaria de Cultura
Governo de Pernambuco
Secretaria Especial da Cultura
Ministério do Turismo
Governo Federal – Pátria Amada Brasil
 

PRODUÇÃO
Diferentte Promoções e Eventos
Conexão K
RMS Produções e Eventos
Contato: (81) 99759-3939

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here