Fortuna lança ‘Roda de Todo Canto’, inspirada em textos do escritor Pedro Bandeira

0
Foto: João Caldas

Com onze faixas inéditas, novo álbum infantil da cantora conta com grandes parcerias musicais e estará disponível em todas as plataformas digitais no dia 1º de abril

São Paulo — A arte, em suas diversas manifestações, é o principal elemento que forma o epicentro da carreira da cantora Fortuna. Pesquisadora de músicas do mundo, a cantora e compositora brasileira de origem judaica, que há mais de 30 anos une música, cultura e religiões em seu trabalho musical, lança seu novo álbum infantil ‘Roda de Todo Canto’, no dia 1º de abril, em todas as plataformas digitais. A novidade conta com onze faixas inéditas inspiradas na obra literária do escritor Pedro Bandeira, um dos mais conceituados autores de literatura infanto-juvenil no Brasil e amigo pessoal da artista.

A ideia de musicar os textos surgiu em 2020, durante a pandemia de Covid-19. “Conheci Pedro Bandeira há muitos anos na casa da escritora Tatiana Belinky, com quem eu fiz um trabalho muito significativo chamado ‘Tic Tic Tati’, musicado por Hélio Ziskind. Alguns anos depois, Tatiana faleceu, e eu fiz o projeto ‘Tchiribim Tchiribom – Cantando pelo Mundo’, nova parceria com Hélio Ziskind. Na pandemia, época de guerra para toda a classe artística, para os músicos e criadores, bateu aquela saudade de trabalhar com música e literatura novamente. Então, conversei com Pedro e ele topou”, contou Fortuna.

Foto: João Caldas

Para o novo projeto, Fortuna contou com a parceria de outros grandes artistas. “Eu tive a ideia e falei com Paulo Tatit junto com Filipe Edmo. Eles fizeram a adaptação da letra e música de alguns poemas emblemáticos do Pedro”, revelou. “Eu tinha feito uma vivência com eles e foi muito interessante… Fiquei hipnotizada com a capacidade criativa dos dois e eis que um dia eles mandam ‘Para Além do Céu’, com uma letra linda que eu gravei com a Assucena, uma cantora da Bahia, que também é judia, amiga-irmã. E regravei esse mesmo tema numa versão para crianças do novo álbum”, continuou. Paulo Tatit (Palavra Cantada) e Filipe Edmo aparecem não só como músicos e compositores, mas também nos vocais em ‘Ó, Dá Licença’, ‘Para Além do Céu’ e ‘Mariposa’. O álbum ‘Roda de Todo Canto’ ainda traz as vozes dos grupos Tiquequê, Barbatuques, A Turma do Bob e Cat, Amará Ramalho Brown, os irmãos Isa e Martin Edelstein e Lucas Arisa.

Fortuna assina a concepção de todos os seus projetos adultos e infantis, e com esse novo álbum não foi diferente. Inquieta, a artista que também é compositora, atriz e bailarina traz na bagagem toda a experiência do teatro, da cenografia, dos figurinos, que sempre chamam a atenção em seus espetáculos. “Carrego isso em meu próprio DNA”, afirmou Fortuna ao falar sobre sua relação com a arte e o orgulho dos parceiros que formou ao longo da vida e que estão sempre presentes em seus projetos.

Outra novidade é que o álbum ‘Roda de Todo Canto’ foi transformado em um projeto de animação e logo vai invadir a casa de todas as crianças. Com produção de Márcio Arantes, o conteúdo de ‘Roda de Todo Canto’ carrega a proposta de estimular a criança de forma criativa e consciente, com letras que ajudam até mesmo na alfabetização. “Em toda a minha carreira artística eu sempre entrelacei culturas e religiões. A minha vida é um diálogo entre as culturas judaicas, cristãos, árabes, ibéricos, nordestinos… Eu tenho uma carreira grande, onde realizei muitos projetos e, por mais que seja difícil, eu não posso me desfazer do rigor e da qualidade que tanto prezo quando entro em cena, quando faço uma gravação. Profissionalismo, criatividade e qualidade acima de tudo”, finalizou Fortuna.

SOBRE A ARTISTA — Cantora e compositora brasileira de origem judaica, Fortuna tem uma trajetória musical inicialmente marcada pelas suas raízes do Oriente Médio, Juda…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here