Funase estreia o 1º Torneio Interfunase de Fut7 para socioeducandos

0
Foto: Mirella Anastácio / Ascom Funase

Mais de 40 adolescentes de todo estado foram beneficiados com ação que contou com parcerias

Evidenciando o esporte como ferramenta na transformação de vida para jovens em cumprimento de medida socioeducativa, na quinta-feira (7), foi realizada a 1ª edição do Torneio Interfunase de Fut7. O evento foi promovido pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), aconteceu no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, que fica localizado em Boa Viagem, no Recife e contou com a participação de 44 socioeducandos.

Fruto da parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a ação promoveu um momento de lazer e integração social entre os adolescentes de diferentes unidades de internação a fim de ensinar valores como cooperação, respeito e trabalho em equipe.

O torneio foi idealizado pelo Eixo Cultura Lazer e Esportes da Funase inspirado em outros campeonatos esportivos voltados para a socioeducação. A ideia era apresentar o esporte como um novo caminho na socioeducação, mostrando as oportunidades que essa jornada pode proporcionar. Vale destacar que os jogos foram arbitrados pela árbitra da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Priscilla Fernandes, que durante o torneio também conscientizou os jovens sobre a importância do combate à violência contra mulheres através do programa do TJPE “Violência contra a mulher, todos dizem não! Essa é a regra do jogo”.

Ao final do campeonato, os jovens foram recompensados com medalhas do 2º ao 4º lugar, enquanto os adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba conquistaram o troféu juntamente com a 1ª colocação. Com o sucesso da 1ª edição do Interfunase de Fut7, o Eixo já planeja a possibilidade de desenvolver a 2ª edição ainda no segundo semestre de 2025, dessa vez, atendendo aos jovens que cumprem a medida de semiliberdade. Assim, ampliando o projeto para que a maioria dos adolescentes da instituição tenham a oportunidade de participar e possam ver, na prática, seus sonhos fazendo gol.

De acordo com Heveliny Sousa, representante do Eixo Cultura, o Interfunase de Fut7 passa a ter um papel fundamental no fortalecimento da medida socioeducativa para cada um dos adolescentes. “Vai muito além de apenas um evento esportivo, é um instrumento de fortalecimento pessoal, social, que promove disciplina, boa convivência, trabalho em equipe, também o protagonismo desses jovens”, pontuou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here