Grande Recife terá ônibus gratuito no dia do segundo turno das eleições

0

A gratuidade das passagens valerá das 6h às 19h do domingo (30)

Os ônibus do Grande Recife vão ter tarifas gratuitas das 6h às 19h do domingo (30), dia do segundo turno das eleições gerais. A decisão de suspender a cobrança foi tomada nesta terça-feira (25), durante reunião virtual do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM).

No dia 18 de outubro, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que prefeituras e empresas concessionárias possa oferecer serviço de transporte gratuito no segundo turno.

Em nota, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação e presidente do CSTM, Tomé Franca, explicou que essa decisão do STF, que fez com que a discussão fosse acelerada no estado, visto que o estado não seria responsabilizado por improbidade administrativa ou crime eleitoral.

Considerando a gratuidade geral para os passageiros, o custo da operação será bancado pelos cofres estaduais e está estimado em R$ 1,2 milhão, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do estado.

O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano montou um esquema especial para o domingo (30), com mais 422 veículos em relação aos domingos, totalizando 1.235 ônibus disponíveis. Serão 355 linhas linhas em operação.

Segundo o consórcio, a operação do 2º turno deve priorizar linhas que perceberam aumento de passageiros no dia da votação de 1º turno, como Vila Rica/TI Jaboatão, Guabiraba (Córrego do Jenipapo) e TI Jaboatão/TI Cavaleiro.

Barroso também autorizou que estados concedam transporte público no segundo turno. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação informou que, apesar disso, não há gratuidade no transporte intermunicipal, apenas dentro do sistema metropolitano gerido pelo Grande Recife.

Complementar

Também nesta terça, a prefeitura do Recife anunciou a gratuidade dos veículos que fazem o transporte complementar.

O benefício vale das 6h às 19h do domingo. Será necessário que o passageiro utilize o cartão VEM para passar na catraca, mas o valor não será descontado.

O sistema complementar é feito com micro-ônibus. As linhas foram criadas para fazer ligações entre bairros e áreas de difícil acesso, que não são atendidas pelo coletivos regulares.

Fonte: G1PE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here