HC realizará triagem de câncer de cabeça e pescoço, em evento para celebrar o Julho Verde

0

A ação será realizada pela Unidade de Oncologia e Hematologia do hospital, nos dias 29 e 30 deste mês

O Hospital das Clínicas da UFPE celebra o Julho Verde, campanha dedicada a promover a conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço, com evento alusivo a ser realizado nos dias 29 e 30 deste mês. A ação será promovida pela Unidade de Oncologia e Hematologia do HC, com a participação de cirurgiãs-dentistas, que atuam como voluntárias deste setor no HC, e de estudantes de Odontologia da UFPE. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O evento será dividido em duas partes: a primeira composta por palestras sobre o tema, na manhã do dia 29, no Anfiteatro 1 do HC (confira a programação aqui), não sendo necessária a realização de inscrição; e a segunda na tarde do dia 29 (das 14h às 17h) e no dia 30 (das 10h às 17h), com a triagem de pessoas com lesões suspeitas na boca, na Sala de Aula Residente Hely José Farias Neto (no corredor administrativo). Haverá ainda a distribuição de material informativo sobre o assunto nas portarias do hospital-escola.

“A campanha Julho Verde é importante para informar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico rápido para evitar as mutilações que, geralmente, acontecem quando o câncer de é descoberto de forma tardia”, explica a cirurgiã-dentista Leila Portela. “Com a pandemia de covid-19, o acesso aos médicos e dentistas acabou dificultado (pelas medidas restritivas para evitar a disseminação do novo coronavírus)”, completa.

Os tipos de câncer de cabeça e pescoço mais comuns são os de boca, laringe, faringe e tireoide. Eles são multifatoriais sendo tanto provocados por hábitos de vida (consumos de cigarro e de bebida alcoólica, sedentarismo, entre outros) quanto por predisposição genética e ação de agentes como fungos e vírus (como a infecção por HPV, por exemplo).

Na fase inicial, o câncer de cabeça e pescoço pode não apresentar sintomas, mas com a evolução do tumor alguns sinais podem ser observados. “Alterações como lesões (feridas), sangramentos, manchas, nódulos e demora em cicatrizações precisam ser investigadas rapidamente para chegar ao diagnóstico rápido. Quando perceber essas mudanças, é preciso consultar o seu médico ou dentista particular ou ir a um posto de saúde para receber o encaminhamento para um serviço especializado”, explica a cirurgiã-dentista Caroline Holanda.

Outros sintomas que podem sugerir o câncer de cabeça e pescoço são nódulos (caroços) no pescoço; dor de garganta persistente com piora progressiva, principalmente durante a ingestão de alimentos; rouquidão persistente, alteração na voz, dificuldade para engolir e engasgos frequentes ou sensação de “caroço” na garganta; manchas, placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; dentes frouxos (moles) e dores constantes no ouvido, entre outros.

As medidas de prevenção se baseiam num estilo de vida mais saudável como não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas; ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes; manter boa higiene bucal; usar protetor solar e evitar exposição ao sol prolongada; usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral para evitar o contágio do HPV; manter o peso corporal adequado; vacinar contra o HPV os meninos de 11 a 14 anos e as meninas de 9 a 14 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here