Reconhecido como o principal encontro de negócios do setor no Nordeste, a feira reúne empresários, gestores, profissionais, fornecedores e especialistas em conteúdos estratégicos, experiências e oportunidades de conexões comerciais
Por Mariana Araújo, Júlia Oliveira e Rachel Motta / RM Comunicação
A 7ª edição da HFN – Hotel & Food Nordeste segue movimentando o Pernambuco Centro de Convenções com programação voltada ao desenvolvimento da hospitalidade e da alimentação fora do lar na região. Reconhecido como o principal encontro de negócios do setor no Nordeste, a feira reúne empresários, gestores, profissionais, fornecedores e especialistas em conteúdos estratégicos, experiências e oportunidades de conexões comerciais.
Iniciativas como a Padaria do Amanhã e a Arena Burguer chamam a atenção do público ao promover capacitação, troca de técnicas e apresentação de tendências de preparo, atendimento e operação. Os espaços seguem durante toda a feira como vitrines de inovação prática, reunindo demonstrações, workshops e interações diretas entre marcas e profissionais.
Dentro da HFN, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel) lidera dois importantes espaços: o Fórum Gourmet, com programação das 9h às 14h, e o Gourmet Experience, em atividade das 14h às 21h. As iniciativas proporcionam uma jornada completa de debates, networking e experimentação voltada aos empresários e profissionais do setor de alimentação fora do lar.
A programação do Fórum reúne 15 palestras, mesas redondas e pitchs, conduzidas por nomes de referência e que abordam temas centrais para o momento do mercado, como o futuro do delivery, gestão eficiente, liderança, capital humano, tributação, uso de inteligência artificial, tendências globais e comportamento do consumidor.
Já o Gourmet Experience conecta marcas e público por meio de degustações, ativações e trocas de experiência com patrocinadores e parceiros como Coca-Cola, Pitú e 99Food. Segundo o presidente da Abrasel em Pernambuco, Tony Sousa, a associação reforça seu papel de vanguarda no ecossistema gastronômico, com mais essa atuação, conectando conhecimento e oportunidades de negócios. “Anualmente, concebemos esses dois espaços para que sirvam como palco de imersão e troca intensa entre os participantes, com painéis que convergem cases, tecnologias, networking e tendências globais voltadas ao setor. Isso se torna ainda mais relevante quando observamos o mercado de food service, que segue cada vez mais dinâmico e em expansão”, destaca.
FHAN debate tendências e gestão da hotelaria
A programação também incluiu o FHAN, que tem patrocínio da Prefeitura do Recife com organização do Hotelier News e realização da HFN – Hotel & Food Nordeste com a ABIH-PE. Durante dois dias, promoveu debates sobre gestão, inovação, distribuição, precificação e perspectivas da hotelaria para 2026. “A ABIH está muito satisfeita com a nossa participação aqui, mais um ano, mais uma edição de sucesso. Tivemos dois dias de palestras no FHAN, todos com casa cheia e vagas esgotadas. Falamos sobre tecnologia, inovação, distribuição, tendências para 2026 e cases de hotéis que se destacaram na gestão. O público saiu muito satisfeito, com muitos feedbacks positivos. Foi ótimo, só agradecimentos a todos que contribuíram. E no próximo ano, estaremos aqui novamente”, afirmou a assessora legislativa e estratégica da ABIH, Júlia Malheiros.
Padaria do Amanhã e Arena Burguer
A Padaria do Amanhã trouxe para a feira uma programação focada em atualização profissional e estímulo à qualificação de novos talentos, enquanto a Arena Burguer reuniu marcas e profissionais para trocas sobre tendências de sabor, operação, branding e diferenciação no mercado de hamburguerias.
A Arena Burguer, promovida pela Quantum Pão, trouxe rodas de conversa diárias com nomes como Thiago Benedetti, Júnior Peto e Saulo Matos, discutindo marca, experiência e diferenciação em um mercado que cresce acima da média nacional. “O fato de uma hamburgueria ser pequena não significa oferecer menos qualidade. Hoje, quem quer empreender tem acesso a insumos e processos que permitem entregar um produto excelente, mesmo em operações compactas. O consumidor busca sabor, cuidado e identidade, e muitas vezes prefere o artesanal ao industrial. O hambúrguer se tornou experiência, não apenas refeição”, afirmou o diretor comercial da Quantum Pão, Nick O’Brien.
Responsável pela concepção da Padaria do Amanhã, a arquiteta especialista em panificação Dani Figueroa apresentou ao público um modelo completo de padaria pensado para inspirar novos negócios e orientar quem deseja empreender no setor. O espaço reúne parceiros, equipamentos, soluções de fluxo, iluminação, exposição e retaguarda de produção, destacando a importância do planejamento para garantir produtividade e identidade própria. “A ideia é mostrar que montar uma padaria não é impossível, exige habilidade, planejamento e entender que a identidade começa nos bastidores. A retaguarda, a área de produção e o cuidado com a equipe precisam estar muito bem estruturados para que a fachada e o atendimento expressem a história do negócio. Cada padaria pode e deve ter sua própria assinatura”, conta Figueroa, destacando a alegria em reencontrar clientes e receber interessados de várias regiões durante a feira.
A HFN é uma realização, promoção e organização da Insight Feiras & Negócios e tem como co-realizadores a Abrasel-PE e ABIH-PE. A edição deste ano conta com patrocínio da PanCristal (Ouro), Matrix Energia (Prata) e BNB/Governo Federal (Bronze), além do apoio da Adepe, Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Governo de Pernambuco, do Sebrae/PE, É Leve, NEQ, Mais Vida, ABIMAQ e Ondunorte.








