Fruto da parceria entre o Museu de Fotografia de Fortaleza e Hapvida, o programa realizará oficinas educativas durante o mês de outubro para as crianças internadas
Utilizar a arte e a educação como uma ferramenta para auxiliar no tratamento de crianças internadas é um dos objetivos do programa Museu nos Hospitais, realizado pelo Museu de Fotografia de Fortaleza (MFF) em parceria com o Hapvida. No Recife, as oficinas vão acontecer no Hospital Vasco Lucena, na Boa Vista, a partir desta quarta-feira, 02.
As oficinas vão acontecer de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h, dentro dependências do Hospital — internações, leitos, triagem e emergência — e são direcionadas para crianças de 02 a 12 anos, permitindo a interação dos pais ou responsáveis. Dentre as atividades que serão desenvolvidas, estão corte e colagem, pintura de figuras iconográficas, leitura de histórias, quebra-cabeças com imagens expostas no MFF e lightpaint (desenhar com a luz).
De acordo com a Diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida, Simone Varella, a operadora acredita que estimular os talentos das crianças que estão passando por tratamento de saúde é importante para a qualidade de vida delas. “Transformar a permanência hospitalar em uma experiência agradável faz parte da nossa missão. Ações como essa são processos de acolhimento e também de descoberta de talentos. Com essas oficinas, as crianças poderão ter uma experiência diferente com a arte da fotografia, dar vida à criatividade e mudar um pouco a rotina”.
De acordo com Keli Pereira, que está coordenando o programa no Recife, as oficinas vão despertar um repertório visual nas crianças, que vão perceber na fotografia uma forma de expressão. “As atividades vão proporcionar uma familiarização com o universo imagético da fotografia, além de promover uma educação visual aos pequenos pacientes”, afirma Keli.