Humanização da Reforma Tributária é tema de palestra na Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais

0

“O momento é de reformar o atual modelo tributário Brasileiro, sem aumentar a carga tributária. Precisamos de um novo Brasil, com um sistema tributário mais justo”

Em seu segundo momento à frente da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco, Décio Padilha é o coordenador  nacional do grupo de Reforma Tributária do Comsefaz , formado por 13 secretários de  fazenda de todas as regiões do país. Nesta quinta-feira (21), Padilha realizou palestra sobre a Humanização da Reforma Tributária, durante a Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE). A 23ª edição do maior encontro de parlamentares da América Latina está acontecendo, até hoje (22/11), em Salvador – BA.

Debates sobre a reforma tributária existem desde 1995, há 24 anos, e o modelo existente é de 1988, ou seja, 31 anos. A realidade do país não é igual. E para o o secretário, é necessário destravar investimentos mudando o atual  “manicômio tributário” estabelecido no Brasil: o momento é de melhorar o ambiente de negócio e combater a regressividade tributária que faz os pobres pagarem  mais que os ricos . “Precisamos de um novo Brasil”, afirmou o secretário Décio, convocando os representantes dos parlamentos estaduais e municipais à promoção de um ambiente para que o ano de 2020 seja o ano da reforma das reformas.

O secretário pernambucano explicou que a carga tributária no Brasil hoje alcança 35% do Produto Interno Bruto (PIB) e que uma pessoa que ganha salário mínimo, paga o mesmo imposto que o rico, por exemplo, na compra de 1kg de arroz: “é uma regressividade cruel. A Reforma tributária precisa enxergar isso com cautela. Como falar em desenvolvimento dessa forma?”, questionou.

Por fim, Décio Padilha recebeu uma homenagem da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale e foi muito aplaudido pelos presentes.  Kennedy Nunes (PSD), deputado de Santa Catarina e atual presidente da Unale, falou que antes da palestra, ele não sabia explicar o que pode mudar na vida dos mais humildes. E que, agora aprendeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here