A apresentação de artefatos tecnológicos é resultado do novo modelo pedagógico implantado nos cursos de tecnologia da FICR
Entre os dias 11 e 13 de junho, a Faculdade Imaculada Conceição do Recife- FICR promoverá sua primeira Semana de Tecnologia, um evento para apresentar os produtos desenvolvidos pelos estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet para profissionais do mercado.
Para o prof. Ernandes Rodrigues, diretor acadêmico da Faculdade, “ esse é um momento ímpar, que abre espaço para os estudantes apresentarem o resultado dos seus esforços durante o semestre, além de receberem feedback da banca de professores e profissionais de mercado, ampliando a sua aprendizagem”, explica.
A apresentação de artefatos tecnológicos é resultado do novo modelo pedagógico implantado nos cursos de tecnologia da FICR, que tem como base a Cultura Maker. Pautada na resolução de problemas, ela estimula o aprender por meio da prática, preparando o estudante para ser mais analítico e protagonista de sua carreira. Nesse modelo, são utilizadas metodologias ativas como sala de aula invertida, rotação individual, aprendizagem baseada em problemas, em projetos e por equipes.
Buscando atender às demandas reais da sociedade, a nova proposta atua na construção de uma educação disruptiva, envolvendo questões socioambientais, inclusão, direitos humanos e diversas outras possibilidades.
Na prática
Para a estudante do primeiro período de Sistemas para Internet, Aline Rosa, a proposta de um curso híbrido, com a possibilidade de aprendizado prático desde o início, fez toda a diferença na hora de escolher a FICR.
“Terminaremos esse primeiro período com um projeto vivo, com conhecimento prático, o que não acontece em instituições com metodologias tradicionais, e ao final do curso, teremos um portfólio pronto para apresentar no mercado. Não consigo pensar como seria estudar programação por um método tradicional, onde assistimos aulas e fazemos provas, sem dúvida, levaria muito mais tempo para alcançar esse aprendizado”, relata.
Prof. André Melo, coordenador dos cursos de Tecnologia, explica que os novos processos implantados na FICR são um marco revolucionário na forma de se aprender. “Com essas metodologias, cria-se um elo mais forte entre academia e mercado, onde o estudante amadurece mais cedo, entende melhor as rotinas de mercado e desenvolve diferenciais competitivos”, ressalta o professor.
A semana de Tecnologia terá uma palestra sobre Tecnologia e Cultura Maker e contará com a participação Isaac Vitor, IoT Developer & Senior Software Engineer da Accenture, empresa global de consultoria de gestão, Tecnologia da Informação e outsourcing. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
FICR e Grupo UBEC
Com 46 anos de tradição em educação cristã, o grupo UBEC chancela qualidade e inovação em suas unidades de missão. São oito instituições de ensino, de educação básica e superior, localizadas no Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco e Tocantins. Incluindo a modalidade EAD, que rompe fronteiras e já está presente em diversas regiões do Brasil e também do exterior. A FICR é a precursora do desafio do Grupo de expandir seu modelo de ensino católico para a região norte-nordeste do país.