O encontro será nesta quinta-feira (20), a partir das 12h30, no Spettus de Boa Viagem
O Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) reunirá dois renomados em tecnologia como palestrantes no seu primeiro almoço-debate deste ano de 2025, que integra com tradição o calendário de eventos do Instituto: o professor Silvio Meira, um dos idealizadores do Porto Digital e o também professor e desembargador do TJPE, Alexandre Pimentel – que integra a Comissão de Inteligência Artificial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para falar sobre Inovação e Inteligência Artificial. O encontro será nesta quinta-feira (20), a partir das 12h30, no Spettus de Boa Viagem.
“A pauta é oportuna e de interesse da advocacia pernambucana. E o momento é mais do que propício para aprofundarmos conhecimentos”, diz Érika Ferraz, presidente do IAP que promove o encontro, sob coordenação do advogado Sérgio Longo à frente da Comissão de Direito Digital do Instituto.
Silvio Meira, conhecido pela sua atuação no segmento, é ainda cientista – chefe da TDS Company e o desembargador Pimentel, que também é professor da Faculdade de Direito do Recife (FDR-UFPE) e da Unicap, trará sua experiência no uso de IA no Judiciário. Desde 2023, ele zerou mais de 3 mil processos em seu gabinete utilizando chatbots e outras ferramentas de automação.
“IA não é só mais um recurso tecnológico, é um agente transformador que desconstrói paradigmas e redefine negócios, economia, a performance das pessoas e as relações sociais. Algoritmos já têm papéis fundamentais na tomada de decisão e personalização de experiências e a evolução que provocam demanda reflexões sobre ética, inclusão e responsabilidade social. O grande desafio de um mundo com IA é harmonizar ganhos exponenciais com um desenvolvimento que privilegie justiça e sustentabilidade”, destaca Meira.
A advogada Érika Ferraz lembra que o IAP vem realizando convênios importantes, aqui no Estado e nacionalmente, para a promoção de eventos que gerem conhecimentos que favoreçam advogadas e advogados do Estado. As inscrições para o debate já estão abertas no IAP. Mais informações pelo (81) 99982.0032.