
O Congresso Pernambucano de Especialidades Pediátricas que acontece de 31 de maio a 03 de junho, no Hotel Beach Class by Hôm, em Boa Viagem, reúne 22 especialidades médicas e palestrantes de 10 estados brasileiros
Dúvidas e questionamentos dos pais quanto ao crescimento das crianças têm sido rotina nos consultórios médicos. Segundo a presidente do departamento de Endocrinologia da Sociedade de Pediatria de Pernambuco, Jacqueline Araújo, a preocupação tem fundamento, pois, considera o crescimento um termômetro da saúde das crianças e adolescentes. A questão do desenvolvimento saudável em crianças e a puberdade precoce – quando da transição para a fase adulta se inicia antes dos 8 anos, em meninas, e 9 anos, em meninos – são temas de discussão no Congresso Pernambucano de Especialidades Pediátricas, que acontece de 31 de maio a 03 de junho, no Hotel Beach Class by Hôm, em Boa Viagem.
Segundo a médica, que é chefe de Endocrinologia Pediátrica do Hospital das Clínicas – UFPE, existem estudos sociológicos de que a altura está diretamente ligada à figura do bem-sucedido, do mais capaz e habilidoso na prática de esportes, por isso, é preciso também ter cuidado com as expectativas em relação à altura dos filhos. “Quando há um desvio acentuado de crescimento, a criança precisa ser acompanhada por um endocrinopediatra para descobrir as causas desse atraso”, afirma. “Algumas vezes o motivo é mais evidente, mas outras não, por isso, cabe investigação para saber se são distúrbios hormonais ou outra condição”, continua.
A endocrinologista pediátrica, no entanto, alerta para casos de tratamento indevidos. “Não se pode submeter uma criança saudável e com perspectiva de altura adulta completamente normal a procedimentos sem necessidade, é preciso levar em consideração o histórico da família e outros fatores”. Existe uma cobrança da sociedade por uma altura cada vez maior, entretanto, está mais relacionada a um pensamento cultural e, muitas vezes, não há motivo de preocupação”, defende Jaqueline Araújo. Já os casos de puberdade precoce, estão demandando maior atenção da comunidade médica. “O diagnóstico é dado quando há surgimento dos caracteres sexuais secundários, ou seja, quando há crescimento de pelos e mama antes dos 8 anos ou a primeira menstruação acontece antes dos 10 anos, no caso das meninas, e quando há crescimento de pelos e testículos antes dos nove, para os meninos”, explica a especialista.
De acordo com estudo iniciado pela Anna Meyer Children´s University, da Universidade de Florença, na Itália, e que vem sendo tendência observada em todo o mundo, os casos de puberdade precoce mais do duplicaram de 2019 para 2020. O índice está sendo associado ao confinamento durante a pandemia da Covid-19 e outros fatores como o uso excessivo de eletrônicos. Outro estudo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) avaliou o impacto da pandemia na incidência de puberdade precoce em 11 países e que contabilizaram mais de 250 mil crianças com o diagnóstico. “Foi identificado um aumento médio de 2,5 vezes e, alguns estudos apontam até cinco vezes a incidência de puberdade precoce em meninas, durante a pandemia, em comparação aos dados pré-pandêmicos”, explica Araújo. “Esse achado não foi detectado nos meninos, nos quais a frequência é muito menor”, conclui a médica.
SOBRE O CONGRESSO
Acontecendo pela primeira vez no Recife, o Congresso Pernambucano de Especialidades Pediátricas reúne 22 especialidades médicas e palestrantes de 10 estados brasileiros. A expectativa da organização é reunir em torno de 500 pessoas entre médicos, residentes e estudantes. O evento 100% presencial é promovido pela Sociedade de Pediatria de Pernambuco e está com inscrições abertas no site https://conpedpe.com.br/2023/. Médicos acima de 70 anos tem direito a entrada gratuita.
SERVIÇO:
CONGRESSO PERNAMBUCANO DE ESPECIALIDADES PEDIÁTRICAS
Onde? Beach Class Convention by HÔM
Endereço: R. Maria Carolina, 661 – Boa Viagem, Recife – PE
Quando? de 31 de maio a 03 de junho de 2023
Mais informações e inscrições pelo site https://conpedpe.com.br/2023/
Contatos: (81) 3465.8594 ou cejemeventos@cejem.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/sopepe_pediatria_pe/