A intenção é que a Guarda Civil Municipal dialogue diretamente com a população, levando maior policiamento nos bairros e mais segurança no município
A cidade de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife está promovendo o projeto piloto “Patrulha do Bairro”, no Bairro Cidade Industrial. A iniciativa integra as ações da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que fará da ação um projeto piloto que deve ser municipalizado muito breve. “A intenção é que a Guarda Civil Municipal dialogue diretamente com a população, significa mais polícia nos bairros e mais segurança no nosso município. Inicialmente, o projeto será desenvolvido no bairro Cidade Industrial, após levantamento estratégico da Guarda Civil Municipal junto com o Gabinete de Gestão Integrada”, detalha o Secretário de Segurança Pública de Itapissuma, Carlos Araújo.
Os agentes que vão compor a Patrulha no Bairro finalizaram um treinamento de aperfeiçoamento operacional, que contou com instrutores da Policia Militar de Pernambuco e de Alagoas e outras forças de segurança, profissionais da área do Direito e instrutores de armamento de menor potencial ofensivo e treinamento para aperfeiçoamento da atuação no dia a dia na cidade. As instruções aconteceram na própria cidade de Itapissuma e tiveram duração de 80 horas.
O Gabinete de Gestão Municipal:
Desenvolvido pelo PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania), o Gabinete de Gestão Integrada Municipal em Itapissuma (GGIM) engloba todas as secretarias municipais que juntas elaboram estratégias e ações conjuntas no combate a vulnerabilidade social e a violência. O “Patrulha no Bairro”, assim como o GGIM estão em pleno desenvolvimento no município, que pretende divulgar os primeiros resultados em no máximo 4 meses.
Selo Pacto Pela Vida nos Municípios
O Selo Pacto Pela Vida foi aprovado em 2013, mas só vai vigorar a partir de 2020 e irá premiar as cidades que desenvolverem melhores políticas públicas para o enfrentamento à violência. O texto dos projetos apresentados pela Comissão Especial define critérios mais claros para isso. O primeiro obriga as prefeituras a investirem mais em iluminação, manutenção de alunos em escolas de tempo integral, presença das guardas municipais e atendimento socioeducativo. O secretário Carlos Araújo destaca as metas do gestão municipal em busca do selo. “O investimento da Prefeitura de Itapissuma na segurança pública é posto como prioridade, quando o gestor formata e investe na Secretaria de Segurança Pública Municipal. Nosso trabalho é ouvir a população de Itapissuma, investir no sentimento de segurança da população e auxiliar o trabalho das policias civil e militar, que atuam na nossa cidade”, destacou.
Dentro das metas estipuladas pelo Governo do Estado, o projeto estabelece que as prefeituras vão precisar elaborar e implantar um plano municipal de segurança pública e defesa social. O plano terá que trabalhar a prevenção de crimes contra mulheres, jovens e crianças, combate à homofobia e ao racismo e capacitação de profissionais para a resolução de conflitos, entre outros tópicos. Também será condição o funcionamento de um Conselho Municipal de Segurança e de uma ouvidoria, para acolher sugestões e críticas.