Decisão do juiz Renato Coelho Borelli, da 9ª Vara Federal Cível de Brasília, possibilitará aos idosos ter melhor organização financeira, inclusive no apoio a filhos, netos e outros parentes, para enfrentar a crise provocada pelo coronavírus..
A CNAPS – Central Nacional de Entidades Representativas dos Beneficiários da Seguridade Social aplaude a decisão do juiz Renato Coelho Borelli, da 9ª Vara Federal Cível de Brasília, de suspender, por quatro meses, o pagamento dos empréstimos consignados.
A Central apresentou esta solicitação aos Executivo, Legislativo e Judiciário federais, destacando a necessidade dos aposentados terem melhores condições financeiras para enfrentar a crise provocada pelo coronavírus.
O presidente da CNAPS, Sérgio Antônio Vieira, destacou que a suspensão dos pagamentos, “neste período de ameaças virais”, possibilitará aos idosos ter melhor organização financeira, inclusive no apoio a filhos, netos e outros parentes.
Robson de Souza Bittencourt, diretor Financeiro da Central, alertou que o Executivo federal já autorizou a liberação de R$ 1,2 bilhão em socorro ao sistema financeiro e, portanto, “parte desse dinheiro deve ser aplicado em benefício direto aos aposentados e pensionistas que têm 52 milhões de contratos de empréstimos consignados em vigor”.
A CNAPS reúne milhares de associações de aposentados e pensionistas em todo o Brasil. Integra a Central a Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (COBAP), principal entidade nacional na defesa do segmento.