Desenvolvida pela empresa multinacional francesa bioMérieux, o novo sistema automatizado identifica os microorganismos, a exemplo de bactérias e fungos, causadores de infecções, indicando o tipo de antibiótico, a dose ideal para cada paciente, liberando imediatamente o resultado do exame e tornando o tratamento mais eficaz
O laboratório da Unimed Vale do São Francisco, adquiriu recentemente o sistema Vitek 2, uma tecnologia de última geração, única no Vale do São Francisco, que oferece identificação microbiana com mais agilidade e precisão nos diagnósticos.
Desenvolvida pela empresa multinacional francesa bioMérieux, o novo sistema automatizado identifica os microorganismos, a exemplo de bactérias e fungos, causadores de infecções, indicando o tipo de antibiótico, a dose ideal para cada paciente, liberando imediatamente o resultado do exame e tornando o tratamento mais eficaz.
“A aquisição do sistema Vitek 2 é um marco para a qualidade assistencial que buscamos oferecer. Com resultados microbiológicos mais rápidos e precisos, conseguiremos melhor direcionar o tratamento dos nossos pacientes e estabelecer protocolos mais eficientes”, afirma a médica infectologista, Lis Moreno, coordenadora da Governança Clínica do Hospital Unimed Petrolina (HUP).
Ainda segundo Lis Moreno, o Vitex 2, permite um tempo de resposta muito mais rápido do que com métodos manuais, o que significa que os pacientes recebem o tratamento certo, na hora certa, aumentando as chances de recuperação e reduzindo riscos de complicações.
De acordo com o infectologista e coordenador de CCIH do HUP, Samuel Ricarte, além de melhorar diretamente os desfechos clínicos, o Vitek 2 é fundamental para instituir protocolos locais de excelência, como o de Sepse (condição médica grave que pode levar à morte). Com essa ferramenta, garantimos decisões mais assertivas”, concluiu.