Laboratório maker do SENAI Petrolina conquista premiação estadual

0

O resultado da disputa, que movimentou alunos, docentes e profissionais das equipes pedagógicas durante todo o mês de maio, foi anunciado na última sexta-feira (26), em solenidade realizada no Recife

Com uma proposta alusiva à cultura regional, o SENAI Petrolina foi escolhido, entre as 10 escolas técnicas da rede no Estado, como o melhor projeto de laboratório maker da competição “Dando um up no SENAI Lab”. O resultado da disputa, que movimentou alunos, docentes e profissionais das equipes pedagógicas durante todo o mês de maio, foi anunciado na última sexta-feira (26), em solenidade realizada no Recife.

Segundo a gestora Escolar do SENAI Petrolina, Carol Campos, a conquista representa um novo estímulo para a unidade, que mobilizou uma equipe de 20 alunos e docentes na personalização do ambiente maker, a partir da harmonização de aspectos da inovação industrial com a história e a cultura do Vale do São Francisco. Inspirado em ícones a exemplo da caatinga, fruticultura e o Rio São Francisco, o aluno João Paulo Honorato, colocou a mão na massa, ou melhor, nos pincéis, e ajudou a equipe a fazer a diferença na competição.

“Nosso espaço, além de possibilitar o desenvolvimento de novos projetos, alinhando a escola às novas demandas da Indústria 4.0, agora também revela a nossa mais autêntica identidade cultural através da arte”, pontuou Carol Campos. Uma apresentação do ambiente e um vídeo mostrando as fases de transformação do laboratório foram alguns dos critérios utilizados para a escolha do projeto vencedor.

Fruto do movimento maker na educação – ou “faça você mesmo” -, o espaço SENAI Lab estimula a inovação e o pensamento empreendedor de forma diferenciada, posicionando o estudante como protagonista. Dessa forma, a ideia é proporcionar aos alunos, docentes, comunidade e empresas um local para planejamento, desenvolvimento, prototipação de novos projetos em busca de soluções para indústria.

O laboratório do SENAI Lab de Petrolina é nível 2 e já conta com uma das estruturas tecnológicas mais modernas dentre os laboratórios da rede no estado. “Temos impressoras 3D, plotter de recorte a laser, óculos de realidade virtual, drone e scanner 3D, entre outras ferramentas. Com a conquista do ‘Dando um up no SENAI lab’, fomos premiados com um letreiro luminoso, medalha e adesivação externa”, comemorou a gestora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here