Lançado em Petrolina o Comitê Mulher Sicredi Vale do São Francisco

0

Durante o lançamento do programa, que foi instituído nacionalmente em 2019, foram empossadas as representantes regionais do Comitê

Promover a equidade de gênero, o empoderamento e a capacitação para aumentar a presença das mulheres em cargos de liderança no cooperativismo de crédito. Este é um dos objetivos principais do Comitê Mulher, lançado na última terça-feira (8), em Petrolina – PE, pelo Sicredi Vale do São Francisco, em alusão ao mês e Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Durante o lançamento do programa, que foi instituído nacionalmente em 2019, foram empossadas as representantes regionais do Comitê, que terá como coordenadora a professora do IF Sertão, Gislane Rocha.

Composto por nomes representativos de diversos segmentos produtivos regionais, o Comitê vai contar com a advogada Lígia Simões, a médica Águida Mendes, a cirurgiã-dentista Catarina Brasil, a contadora e empresária Adriana Motta e a agrônoma Russaika Lírio. Todas associadas à instituição, de forma voluntária.

De acordo com a coordenadora, Gislane Rocha, o papel principal do Comitê Mulher será a promoção de ações sociais em diversos setores, contando com o apoio do Conselho de Administração do Sicredi. “Teremos na próxima semana a primeira ação do Comitê. Apoiar uma qualificação em benefício da mulher de Petrolina, incluindo aquelas que tem medida protetiva deferida pela justiça. Trata-se de um projeto do Rotary Club Petrolina Norte do qual somos parceiros no planejamento e apoio financeiro. Contamos com o apoio da Prefeitura de Petrolina, do Movimento de Mulheres de Petrolina e demais parceiros. A princípio serão beneficiadas 100 mulheres com qualificação profissional para atuação imediata no mercado de trabalho, com os kits de trabalho fornecidos pelo Sicredi. A ação inicia no sábado (12), com a realização de atendimento médico e exames no Ceam (Centro de Referência de Atendimento à Mulher)”, ressaltou.

Inspirado na agenda 2030 do Pacto Global da ONU e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Comitê Mulher Sicredi Vale do São Francisco vai atuar mais ativamente nas áreas de Educação de Qualidade (ODS 4), Igualdade de Gênero (ODS 5) e Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8).

Destacando a importância da iniciativa, o diretor presidente da cooperativa de crédito, Antônio Vinícius Ramalho Leite, afirmou que além do fortalecimento da presença feminina no cooperativismo, o Comitê também vai oportunizar a inclusão da mulher nos negócios, gerando impacto na sociedade e fomentando o empoderamento feminino. “O Sicredi Vale do São Francisco irá direcionar cursos de formação e encontros locais, regionais e nacionais para que elas possam conhecer mais o cooperativismo de crédito, participando ativamente do comitê, do quadro social e ampliando os cargos de governança em nossa organização”, acrescentou.

O Comitê Mulher Sicredi Vale do São Francisco tem como abrangência a área de atuação da cooperativa (Petrolina – PE, Juazeiro – BA e Senhor do Bonfim – BA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here