Audiolivro gratuito com audiodescrição de Jane Pinheiro, busca atender pessoas com deficiência visual e videntes
O livro Tiritot, de Jane Pinheiro ganha uma versão audiolivro gratuita com audiodescrição que faz da leitura um mergulho na existência feminina. O lançamento do audiolivro segue nesta semana com a programação de encontros e conversas entre a autora, convidadas e equipe, na segunda (7), quarta (9) e sexta (11) . Entre as atividades estão “Reflexões sobre arteterapia a partir de Tiritot”, “Conversa com uma leitora” e “Tiritot – um empreendimento de mulheres”, todas gratuitas no Instagram @janepinheiro.
Tiritot apresenta as inúmeras estratégias de uma personagem feminina contra uma violência comum. A personagem Vińa mergulha na sua própria história e de outras inúmeras mulheres na busca para sobreviver à violência psicológica. Por meio de uma estrutura fragmentária, múltiplas vozes, entremeadas de relatos mais duros, poemas, aforismos, sonhos, fotografias, aquarelas, a autora apresenta as inúmeras estratégias de uma personagem feminina para enfrentar e sobreviver ao tipo de violência retratada na obra.
“Eu estava tentando escrever um texto sobre violência subjetiva, psicológica, movida pelo relato de algumas mulheres que eu havia entrado em contato, para um grupo feminista no Facebook. Percebi como é difícil falar sobre o assunto de forma que as pessoas entendam e sintam empatia. Por algum movimento que não sei muito bem explicar, a narrativa se tornou ficcional e a estrutura do romance ganhou força rapidamente e virou outra coisa”, explica a autora.
O audiolivro foi gravado inteiro em estúdio. A concepção visual fideliza a versão impressa, não somente para as pessoas com deficiência visual, mas para as videntes também, com o acesso gratuito. Ter as imagens que fazem parte da narrativa do livro disponibilizadas em vídeo, possibilita a fruição em janelas de exibição para além das telas de computadores, notebook, tablets, como a televisão de grandes telas o que facilita o acesso de pessoas com baixa visão. A nova versão de Tiritot, além da acessibilidade, é uma opção para os leitores e leitoras que adotaram uma forma recente de consumir livros. As aquarelas e fotografias presentes no romance são todas de autoria de Jane Pinheiro e estão presentes na obra audiovisual.
“O intuito de fazer o audiolivro surgiu como uma extensão da versão impressa tornando as imagens acessíveis às pessoas com alguma deficiência visual por meio da audiodescrição. E, ao mesmo tempo, oferecer uma leitura mais humanizada, no sentido de não ser uma leitura realizada por aplicativos. Eu já produzo alguns videopoemas que disponibilizo em plataformas, como o YouTube”, explica a autora. De acordo ainda com Jane, a motivação surgiu de um exemplo próximo. “Tenho uma amiga com deficiência visual que gosta muito de ouvir a minha voz em algumas leituras que eu lhe envio de poemas, não somente os meus, mas de outros autores, também. Achei interessante eu mesma gravar a versão do Tiritot audiolivro”, ressalta a autora.
Tiritot Audiolivro conta com a concepção, narração e edição de Jane Pinheiro, designer da Zoludesign, gravação e edição de áudio de Johann Brehmer. A audiodescrição é de responsabilidade da Com Acessibilidade Comunicacional, com roteiro de Silvia Albuquerque, consultoria de Michele Alheiros, revisão e narração de Liliana Tavares. A produção executiva é assinada por Karuna de Paula da Equinócio Criações. Tiritot, livro físico e audiolivro foram produzidos com incentivo do Governo do Estado, através do Funcultura. Exemplares da versão física estão disponíveis para vendas no e-mail janepinheiro.art@gmail.com.
Sobre Jane Pinheiro
Jane Pinheiro nasceu no Recife. É artista multimeios. Navega pela escrita, fotografia, videopoema, mandalas em aquarela, entre outros trabalhos. Publicou Tiritot (Zolu, 2019), Por causa do sal (Zolu, 2017), Arte Contemporânea no Recife dos anos 1990 [Prêmio Melhor Ensaio no 45º Salão Pernambucano de Artes Plásticas 2002-2003] (Zanzar, 2016), Caleidoscópio (Paulinas, 2006/2009). Em 2020, foi selecionada para participar da Pre-bienal WTA [World Textile Art] Online do Chile com o trabalho “Objeto-poema: palavras que voam”. É professora titular aposentada de Artes Visuais e Fotografia, Cinema e Vídeo do Colégio de Aplicação da UFPE. Doutora em Antropologia (PUC-SP), defendeu a tese Sonhos em Movimento: 1ª Mostra Imaginária de Audiovisuais produzidos por adolescentes no Recife do Século 21. Integra a Comissão Organizadora do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife desde sua primeira edição em 2008, a Comissão de Seleção das Mostras do mesmo festival desde 2011 e Rede Kino desde 2017.
Confira a segunda semana de lançamento do audiolivro Tiritot:
Segunda (7) | 19h
“Reflexões sobre arteterapia a partir de Tiritot”, com Cristina Lopes (arteterapeuta) e Jane Pinheiro.
Onde: Instagram @janepinheiro
Quarta (9) | 20h
“Conversa com uma leitora” com Ane Montarroyos e Jane Pinheiro.
Onde: Instagram @janepinheiro
Sexta (11) | 20h
“Tiritot – um empreendimento de mulheres”, com Jane Pinheiro (autora), Karuna de Paula (produtora) e Luciana Calheiros (editora e designer).
Onde: Instagram @janepinheiro
Ficha técnica do audiolivro:
Tiritot de Jane Pinheiro (Zolu, 2020)
Concepção, narração e edição: Jane Pinheiro
Audiodescrição: Com acessibilidade Comunicacional; Roteiro: Silvia Albuquerque; Consultoria: Michele Alheiros; Revisão e narração: Liliana Tavares
Projeto gráfico: Zoludesign
Técnico de Gravação e Edição de som: Johann Brehmer
Produção: Equinócio Criações – Karuna de Paula
Publicado com auxílio do Funcultura – PE
LINK DO AUDIOLIVRO TIRITOT: https://youtu.be/5FHdoc13aLo
SITE: www.janepinheiro.com
YOUTUBE: https://m.youtube.com/user/janzinhapinheiro
INSTAGRAM: @janepinheiro
FACEBOOK: https://www.facebook.com/tiritotlivro/