Mais da metade dos recifenses a partir dos 75 anos já tem vacina agendada

0
Foto: Marcos Pastich/PCR

Prefeito João Campos visitou os novos pontos drive-thru da cidade, no primeiro dia de vacinação desse grupo e registrou a marca, classificando como um “dia de grande esperança”

No primeiro dia de vacinação para idosos a partir de 75 anos, na capital pernambucana, o prefeito João Campos acompanhou, na tarde deste sábado (27), o processo de imunização nos novos drives-thru e salas de vacinação. No Parque de Exposições de Animais, no Cordeiro, o gestor municipal comentou que mais de 50% do novo público contemplado pelo Plano Recife Vacina já está com a imunização agendada pelo site ou aplicativo do Conecta Recife. Também hoje, novos pontos para vacinação dos grupos prioritários começaram a funcionar na cidade, totalizando 16, com ampliação de cinco para nove pontos de drive-thru, garantindo maior descentralização do serviço.

“Nós já temos, em menos de 24 horas, mais da metade das pessoas com mais de 75 anos já agendadas para se vacinar nos próximos dias. Isso mostra a eficiência do nosso time e a coragem de fazer aquilo que é certo, poder antecipar decisões e salvar vidas”, destacou o prefeito. “Hoje é um dia de muita esperança. Nós tomamos uma decisão desde o início de poder fazer tudo de maneira digital, com isso, a gente consegue organizar o fluxo de pessoas e garantir que todos os recifenses terão direto à vacina. Com isso, a gente consegue antecipar decisões. Aqui eu quero parabenizar a toda a nossa equipe que conseguiu fazer um trabalho dedicado, ousado e com muita responsabilidade. A vacina é a única forma de a gente conseguir vencer essa pandemia e temos que ter muita responsabilidade, defender e dizer aos recifenses que vamos juntos vencer a pandemia”, completou o prefeito.

Foto: Marcos Pastich/PCR

O Recife chegou a 91.584 doses da vacina aplicadas, totalizando 75.095 recifenses vacinados, dos quais 16.489 já tomaram a primeira e a segunda dose, completando o esquema vacinal. A vacinação drive-thru agora está disponível no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho – Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; e Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira. Os drives também continuam funcionando no Parque da Macaxeira, no Geraldão, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; e no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife.

Seu João Liberato, de 75 anos, fez o agendamento no Conecta Recife assim que o sistema foi liberado, no início da noite da sexta, e hoje pela manhã já estava no local escolhido por ele. “Foi muito fácil o processo, consegui na segunda tentativa, sem dificuldade. Vim animadíssimo, com muita esperança, porque nos últimos meses eu estava tolhido em casa. Esse dia já está guardado na memória desde quando cheguei a este local”, declarou, enquanto aguardava a técnica de enfermagem preparar a dose no Parque de Exposições de Animais, no Cordeiro.

Além dos pontos onde a pessoa não precisa descer do veículo, a Secretaria de Saúde oferece salas de vacina em outros pontos: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Upinha Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo. Os outros centros continuam funcionando na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

A aposentada Darci Bezerra, de 78 anos, mora no Espinheiro e também foi se vacinar no Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro, no fim da tarde deste sábado. Acompanhada por duas irmãs, foi para casa aliviada: “achei que as profissionais conduziram tudo da melhor forma, está tudo bem organizado. Estou muito feliz, isso para mim é um presente, já fico mais sossegada. Nesse tempo todo o que tenho feito é confiar em Deus, porque na minha casa somos três pessoas de idade, três irmãs”.

Já a aposentada Maria do Socorro Pessoa, também de 78 anos, mora em Dois Irmãos, e ficou emocionada durante o processo de imunização no Cordeiro. “Graças a Deus chegou a minha vez, fiquei emocionada, ainda estou, estou trêmula! O atendimento foi ótimo”, disse ela.

No drive-thru do Parque, quem foi vacinada também foi Marluce Leal, 76 anos. “Eu estou muito bem, esperei muito por isso, porque eu gosto é de passear. Agora vou ficar menos medrosa e receosa. Não doeu nada e eu não sou medrosa para tomar remédios não. Estou doida para me livrar dessa agonia essa pandemia, porque a pessoa vive agoniada, sem poder nem esbarrar nos outros”, desabafou.

O agendamento deve ser realizado através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. A população residente no Recife poderá fazer o cadastro e, se estiver entre os grupos prioritários, agendar o dia, hora e local para receber a imunização. Caso a pessoa seja acamada, é possível sinalizar a condição marcando a opção disponível durante o cadastro para, dessa forma, receber a visita domiciliar de uma das equipes volantes da Secretaria de Saúde.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here