Ao todo, foram disponibilizadas 1.592 vagas distribuídas em 63 cargos de níveis superior e médio, sendo 89 vagas reservadas para pessoas com deficiência
Com 62.622 inscritos, o maior concurso público já realizado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes teve as provas aplicadas neste domingo, em diversos pontos do município e da cidade vizinha, nos turnos da manhã e da tarde, em clima de muita tranquilidade. Ao todo, 48.741 dos candidatos compareceram, o que representa um índice de abstenção de 24,5%.
“Os números estão dentro do previsto. A presença foi bastante significativa e, felizmente, tudo transcorreu sem incidentes”, observa o secretário de Administração, Thiago Fernandes. Já nesta segunda-feira (26), os participantes poderão conferir o gabarito com as respostas. O resultado indicando os aprovados está previsto para ser divulgado no dia 16 de dezembro. Até lá, os candidatos fazem suas avaliações pessoais e a expectativa é grande.
Morador de Prazeres, o militar Miguel Ferreira dos Santos, de 20 anos, concorre justamente ao cargo que teve mais inscritos: o de agente de combate às endemias e está confiante no resultado. “Achei uma prova tranquila. Caiu tudo que estudei. O que pegou mais pesado para mim foi legislação, mas fiz boa prova e estou confiante”, avaliou.
A operadora de telemarketing Lucilene do Nascimento, 38, também gostou da prova. “Englobou todo o assunto do edital. Não foi difícil. Tenho fé em Deus que vou passar, fiz a minha parte”. Já Claudenice Gomes, 43, relatou dificuldade para responder às 60 questões das provas. “Muita coisa para ler e interpretar, mas eu me esforcei, vamos ver”.
O cargo de Agente de Combate às Endemias (ACE) teve 16.274 inscritos concorrendo a 103 vagas, ou seja, uma concorrência de 158 pessoas por vaga. O segundo cargo mais disputado foi o de guarda municipal, com 11.121 concorrentes disputando 117 vagas, 95 candidatos por vaga. Ao todo, foram disponibilizadas 1.592 vagas distribuídas em 63 cargos de níveis superior e médio, sendo 89 vagas reservadas para pessoas com deficiência.
Entre os cargos estão advogados, procuradores, neurologistas, clínicos, analistas econômicos, auditores, assistentes de suporte à gestão e muitos outros. O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período. A expectativa é de que as nomeações comecem no início do próximo ano.