Mamaço virtual do Sistema Hapvida, reúne mulheres para discutir a importância da amamentação

0

O evento faz parte do programa Nascer Bem, e integra as ações do Agosto Dourado sobre a luta pelo incentivo à amamentação

O leite materno é o principal e mais completo alimento para o desenvolvimento saudável do bebê. Para incentivar e apoiar as mães na fase de amamentação, o programa Nascer Bem, do Sistema Hapvida, em concordância com o Agosto Dourado, mês que simboliza a luta pelo o incentivo a amamentação, promove um mamaço virtual na próxima terça-feira, dia 03/08, às 14h.  Devido à pandemia da COVID 19 e para alcançar ainda mais mulheres, o evento será online através da plataforma virtual Google Meet.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é que o leite materno seja o alimento exclusivo da criança até o sexto mês de vida, após esse período o recomendado é até os dois anos juntamente com outros alimentos. Entre os principais benefícios oferecidos pelo leite materno estão a proteção contra o desenvolvimento de alergias e a prevenção de doenças infecciosas e inflamatórias. Além disso, as crianças que são amamentadas exclusivamente com o leite materno possuem menos chances de serem desnutridas.

A programação do evento foi idealizada por obstetras e enfermeiros que integram o projeto Nascer Bem. Serão realizadas várias palestras e, entre os temas discutidos, estão o parto normal e a amamentação, o desenvolvimento das mamas para a amamentação,  amamentar na hora dourada,  amamentação e lactação em bebês da UTI Neonatal, nutrição adequada para mulheres nutrizes,  translactação, descomplicando os problemas mais comuns na amamentação e amamentar é uma forma de amar. Além das palestras, que possibilitam o aprendizado, o mamaço virtual também permite a interação entre as mães, que podem compartilhar as dúvidas e dificuldades desse momento da maternidade.

Para a coordenadora de neonatologia do Hospital Vasco Lucena, Ana Lúcia Viera Barros , o projeto vai estimular as mães à amamentação e esclarecer dúvidas que possam impedir o aleitamento. “Para as mães, o evento é muito importante, ele vai fortalecer a vontade de amamentar e esclarecer sobre as dúvidas e dificuldades que muitas vezes impedem que elas amamentem, derrubando os mitos existentes e despertando a curiosidade para buscar informações corretas com um profissional adequado. Vamos mostrar a essas mulheres que existem formas corretas de amamentar e de passar por todas as dificuldades e com isso impedir a desistência. A partir dessa conversa muitas procuram uma boa rede de apoio para ajudar e assim garantem um maior sucesso na amamentação”, explica a médica.

Para o enfermeiro obstetra e coordenador de enfermagem do Programa Nascer Bem em Pernambuco, Richardes Caúla, é muito importante o auxílio a essas mulheres nessa fase. “No programa Nascer Bem, o acompanhamento dessas mulheres ocorre desde o início da gestação até a fase da lactação. São vários profissionais envolvidos no programa, uma equipe multidisciplinar para orientar e conversar sobre a importância da amamentação, em todas as suas fases e os desafios, inclusive a translactação. Nas palestras, vamos abordar os desafios das mães que amamentam bebês na UTI ou cirurgiados e problemas comuns na amamentação, vamos facilitar essas questões através das palestras e oferecer todo apoio necessário”, detalha.

Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 6,6 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, além da operadora Hapvida e da Healthtech Maida. Atua com mais de 38 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 45 hospitais, 198 clínicas médicas, 46 prontos atendimentos, 175 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Sobre o Programa Nascer Bem

O Nascer Bem é um programa de assistência à gestação do Sistema Hapvida que tem o objetivo de proporcionar ainda mais qualidade no atendimento das futuras mamães e seus bebês, garantindo tranquilidade e confiança, durante toda a gestação. O projeto conta com equipes multiprofissionais que fazem o acompanhamento das gestantes em Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e Manaus.

SERVIÇO:

O quê: Mamaço Virtual para mães que fazem parte o Programa Nascer Bem do Sistema Hapvida

Onde: Plataforma do Google Meet

Quando: 03 de agosto, 14h

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here