Seu Gonzaga como era conhecido, tinha 96 anos e estava internado no Hospital São Marcos,em Recife, desde o dia 30 de setembro
Morreu na manhã de hoje, aos 96 anos, no Hospital São Marcos, em Recife, Luiz Gonzaga dos Santos, ex-presidente do Destilaria Esporte Clube, do Cabo de Santo Agostinho. Seu Gonzaga, como era conhecido, que estava internado desde o dia 30 de setembro, inicialmente para tratamento de uma lesão na cabeça, decorrente de uma queda, foi vítima de dois infartos e não resistiu.
O Velório acontecerá a partir das 20h de hoje (09/10), no Clube da Destilaria,no Cabo de Santo Agostinho, e o sepultamento será amanhã às 10h (10/10), no Cemitério São
José, área central da cidade.
Foi na gestão de Seu Gonzaga, que o Destilaria Esporte Clube, tradicional equipe do Cabo de Santo Agostinho, iniciou sua participação na primeira divisão do futebol pernambucano, a conhecida divisão de elite de nosso futebol.
Para Leandro Bezerra, diretor presidente do Jornal Pinzón, e filho mais velho de seu Gonzaga,o Cabo de Santo Agostinho perdeu um dos mais importantes nomes de sua
história, não somente no cenário desportivo, como, principalmente no social. “Ele foi durante muitos anos, presidente de um dos mais tradicionais clubes sociais de Pernambuco, o ‘Clube da Destilaria’, fundado em 1952, e conhecido regionalmente pelos grandes bailes promovidos à época”, disse Leandro, que ainda acrescentou. “Ele foi um homem íntegro e honesto vindo do sertão pernambucano, que conseguiu com muita bravura um lugar de destaque na sociedade Pernambucana”, completou.
HISTÓRIA
Menino pobre que nasceu em Salgueiro, sertão pernambucano, em 14 de novembro de 1922, e que, aos quatro anos de idade perdeu o seu pai, foi um grande desbravador para superar situações adversas, transformando-se depois de muita luta e abnegação, num grande vencedor. Inicialmente ajudando a sua mãe, Izabel Maria dos Santos (Dona Bebé), que tinha um café na feira de Salgueiro. Carregava fretes com um carro de mão para consumidores da feira, para ganhar um trocado e ajudar no sustento da família.
Quando adolescente trabalhou como balconista na empresa Veremundo Soares, muito tradicional à época, na cidade de Salgueiro, mas, somente deixou a sua terra natal para servir ao Exército Brasileiro. Depois, ingressou na Destilaria Central Presidente Vargas, no Cabo de Santo Agostinho, do extinto IAA-Instituto do Açúcar e do Álcool, onde além de outros cargos, conquistou a chefia da Contabilidade, tendo por várias ocasiões respondido pela Gerencia Geral.
Diante de seu ascendente crescimento, foi Presidente do Clube da Destilaria, e também do Destilaria Esporte Clube, que disputou a elite do futebol pernambucano durante vários anos. Mesmo com tanto tempo na Destilaria(IAA), optou por aposentar-se como Tenente do Exército Brasileiro, por ter sido um ex-combatente.
Deixa seis filhos, sendo cinco do primeiro casamento com Adalgiza Bezerra dos Santos (Dona Ziza), que faleceu aos 74 anos (Leandro,Leone,Luciana,Léa,e Luiz) e Caio, do segundo casamento com Rita de Cássia, de quem estava divorciado, além de 13 netos e 8 bisnetos.
Seu Gonzaga que completou o ciclo do, inicio, meio, e fim, aqui na terra, deixa um grande legado, não somente para a família, como para os amigos, e para toda a sociedade cabense e pernambucana.