Josefa era guerreira, e sempre esteve disposta a lutar pelos direitos das mulheres vivendo com HIV/Aids, e de pautar a causa da Aids, no Fórum de Mulheres de Pernambuco e nos diversos espaços políticos no qual participou
É com sentimento de muito pesar que o Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+), vem comunicar o falecimento de Josefa Severina da Conceição, que foi uma das fundadoras do GTP+, primeira instituição do Norte e Nordeste coordenada por pessoas vivendo com HIV/Aids, completando 20 anos no dia 1º de dezembro de 2020.
Josefa era guerreira, militante, feminista do movimento Aids de Pernambuco e criou seus dois filhos sozinha com muitas dificuldades, mas sempre esteve disposta a lutar pelos direitos das mulheres vivendo com HIV/Aids e de pautar a causa da Aids no Fórum de Mulheres de Pernambuco e nos diversos espaços políticos no qual participou. Ela sempre doou seu tempo para fazer inúmeras visitas para as pessoas vivendo com HIV/Aids nos hospitais de referência do nosso Estado.
Para o coordenador geral do GTP+, Wladimir Reis, Josefa foi de suma importância para o GTP+, pois ela acolhia as pessoas independente da sua orientação sexual e condições sociais. “Josefa é um marco da história dessa instituição. Nós perdemos mais uma pessoa diante de um contexto que a gente percebe muita falta de humanidade e exclusão social. Não somos despesas para o Brasil, porque promover a consolidação do SUS é essencial para salvar vidas. Tenho certeza que Josefa será bem acolhida por tudo de tudo bom que ela fez. Eu comemoro a passagem dela nessa existência, pois ela fez valer a vida”, lamentou Wladimir.
Nosso muito obrigado (a), por tudo, Josefa! Saiba que estarás presentes em nossas vidas hoje, amanhã e sempre. Como você sempre falava: É preciso se atrever para sobreviver.