Reunindo palestrantes nacionais e internacionais, congresso deve movimentar cerca de R$ 10 milhões no turismo
O Recife Convention & Visitors Bureau participou ativamente da captação do 18º Congresso Brasileiro de Clínica Médica (CBCM), que ocorre entre 08 e 11 de outubro, no Pernambuco Centro de Convenções. O evento – considerado o maior da América Latina – reúne cerca de 200 palestrantes brasileiros e estrangeiros e atrai aproximadamente 5 mil participantes, entre estudantes, médicos e profissionais de saúde de todo o país. O impacto econômico é estimado em R$ 10 milhões para o turismo local e gerando um total estimado de 20 mil room nights para a hotelaria. O evento histórico é marcado pela participação da recém-criada e pioneira do Nordeste, Seccional Pernambucana da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o que torna o congresso um verdadeiro marco para a região.

Essa é a primeira vez que o congresso será realizado no Nordeste em 35 anos de história da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. De acordo com a diretora executiva do Recife Convention, Hellen Lopes, o primeiro contato com o presidente do congresso, Marcus Villander, aconteceu durante uma visita de inspeção da empresa organizadora do congresso. “A conquista do evento foi viabilizada em parceria com o Pernambuco Centro de Convenções e a Attitude Promo, empresa de Santa Catarina, representada por Marco Aurélio, com quem o Convention mantém contato próximo”, explica. “Em abril de 2024, acompanhamos a realização da visita técnica de validação do destino, junto com a comissão técnica do congresso, para avaliar a infraestrutura de hotéis do Recife e do espaço de eventos escolhido”, completa.
Segundo Villander, é uma honra e um grande desafio para toda a diretoria da Sociedade Pernambucana de Clínica Médica trazer para Recife o 18º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, o maior da América Latina na especialidade. “Pernambuco sempre foi um centro histórico da Clínica Médica no Brasil, terra de grandes mestres que formaram gerações e deixaram um legado que seguimos até hoje. Esse congresso vai muito além da atualização científica: é um movimento de valorização do clínico, esse médico que integra saberes com fins a melhorar desfechos clínicos e, finalmente, cuidar de quem precisa”, declara.
Além da programação central, o evento abrigará o 8º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência e o 1º Simpósio Brasileiro de Doenças Autoimunes, ampliando ainda mais o alcance científico e oferecendo debates de ponta em áreas cruciais para o cuidado integral. “Recife, com sua força cultural e científica, é o palco perfeito para reafirmar o papel central da Clínica Médica no Brasil e na América Latina”, conclui Marcus Villander. Dentre os palestrantes internacionais confirmados estão: Christopher Winney (EUA), Laurent Arnaud (França), Mara López Wortzman (Argentina), António Marinho e Carlos Vasconcelos (ambos de Portugal).








