Dentre os projetos que a nova diretoria propõe está a valorização de mulheres em altos cargos, sob o nome “Mulheres na direção”
A Academia Pernambucana de Letras Jurídicas – APLJ – entra em nova fase com a posse da presidente Rosana Grinberg e nova diretoria formada por Nelma Quaiotti (vice-presidente), Luciana Grassano (secretária), Luiz Brito (tesoureiro) e Marta Freire (diretora Cultural e de Relações Públicas) para o biênio 2022/2024. Com a proposta de reativar a instituição que passou por um período difícil durante a pandemia, Grinberg e sua equipe pretendem democratizar o acesso à instituição, além de modernizar a APLJ através de iniciativas como criação de redes sociais oficiais e promover uma melhor integração com outras academias do Nordeste.
Um evento solene na próxima sexta-feira, 24, na Academia Pernambucana de Letras oficializa a posse também do Conselho Fiscal formado por Fernando Araújo, Roberta Araújo, Hebe Silveira, Ana Cláudia Ferraz, José Santos e José Soares Filho. Na ocasião o vice-presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal Og Marques Fernandes ministra palestra sobre o tema “A Profissão do Magistrado” e um quinteto de cordas da Orquestra Criança Cidadã é responsável pela trilha sonora. Bufê da Casa Branca assina serviço volante com diversidade de salgados com destaque para o “folhado de gorgonzola com amora” e mini quiches de alho-poró e queijo do reino.
Dentre os projetos que a nova diretoria propõe está a valorização de mulheres em altos cargos. Sob o nome “Mulheres na direção” o objetivo é criar conteúdo para motivar e mostrar o desempenho de juízas e outras autoridades no ramo do Direito para servir de exemplo para as novas gerações. Previsto para meados de abril, um documentário sob o comando da juíza Roberta Araújo está sendo preparado para mostrar experiências, desafios e superações de mulheres em posições de destaque. Ainda estão previstos cursos mensais promovidos pela instituição com temas ligados à área jurídica e o café literário, em parceria com Academia Pernambucana de Letras, e que tem à frente a desembargadora Margarida Cantarelli.
MAIS SOBRE A APLJ
A Academia Pernambucana de Letras Jurídicas-APLJ, foi fundada em 03 de maio de 1976, no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife, por 16 dos maiores juristas de Pernambuco à época. A entidade tem por finalidade o estudo do Direito em todos os seus ramos e o aperfeiçoamento e difusão das letras jurídicas.
Após um período de 20 anos de inatividade, a APLJ retomou os trabalhos em fevereiro de 1999, sob a presidência do Professor Luiz Pinto Ferreira, quando a entidade foi registrada como pessoa jurídica de direito privado.
A nova presidente da casa é Rosana Grinberg, professora, advogada, procuradora de Justiça de Pernambuco aposentada e presidente da Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (ADECCON). Grinberg atuou por oito anos como presidente do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC).
SERVIÇO:
ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS JURÍDICAS
Endereço: Sede atual na Academia Pernambucana de Letras (Av. Rui Barbosa, 1596, Graças / PE)
Contatos: (81) 3268-2211 / academiapljpe@gmail.com
https://aplj-pe.com.br/