Novo ciclo do Planejamento Estratégico, da Secretaria da Fazenda de Pernambuco-SEFAZ

0

O novo planejamento que traz como slogan “Um novo tempo, uma nova estratégia, um farol que aponta para o futuro”, teve o envolvimento de mais de 100 pessoas da casa e realização de 139 reuniões, entre presenciais e remotas.

Em 2020, a Secretaria da Fazenda de Pernambuco iniciou um novo ciclo estratégico. A revisão deste planejamento ocorreu entre os meses de Janeiro e Maio;  cinco meses de trabalho intenso, envolvendo todas as áreas, não somente no redesenho da missão e visão de futuro, mas no entendimento da cadeia de valor, dos pontos fortes e fracos dos processos de trabalho e da análise de oportunidades de aumento de receita e redução de despesas em um cenário de grandes desafios: Uma forte queda de arrecadação, o surgimento de uma nova economia digital e a reforma tributária em debate.

Neste ciclo, o instrumento do planejamento estratégico foi batizado de “Farol de Oportunidades”. Um farol corresponde a uma estrutura elevada, normalmente em formato de torre, equipada com fontes de luz e espelhos refletores, cujo facho é visível a longas distâncias, tendo o objetivo de orientar os navios durante a noite. A analogia tornou-se perfeita para representar a grande função da estratégia para a SEFAZ-PE e seus servidores, especialmente no contexto em que foi formulada e lançada: em meio a uma pandemia mundial (COVID-19), com cenário de forte queda na arrecadação e futuro difuso. Um novo tempo pede uma nova estratégia e um farol que aponte para o futuro, com caminhos claros e otimistas.

“O símbolo do farol, nos iluminou. O desenho do mapa estratégico é só o começo de um longo trabalho que tem duração até o final da gestão. As grandes transformações já se iniciaram e serão consolidadas com a execução de projetos, tudo isso monitorado por indicadores de resultado e pelo trabalho do Escritório de Gerenciamento de Projetos”, disse a Superintendente de Planejamento Estratégico, Daniella Myrian.

Os instrumentos de planejamento entregues passaram por um processo de construção de bases amplas e participativas. Com isso, gerou-se uma estratégia alinhada não só às expectativas internas, mas também com visão contextual suficiente das peculiaridades envolvendo o atual momento do Estado de Pernambuco.

O secretário da Fazenda, Décio Padilha, ressalta: “Não podemos perder o foco na nossa visão e missão, que trazem a participação da secretaria na política pública social, ou seja, no investimento que transforma a vida das pessoas. Ele avaliou, ainda, o planejamento estratégico de 2020 a 2023 como uma peça imprescindível para adequação da secretaria da fazenda as melhores práticas administrativas com seus objetivos estratégicos finalísticos e habilitadores e a premissa de todos juntos pela modernização”.

Força tarefa SPE em tempos de Covid-19 –   revisão do planejamento foi Coordenada pela Superintendência de Planejamento Estratégico da SEFAZ, que, durante a pandemia, teve que adaptar não só o planejamento, mas o próprio modo de trabalho junto às equipes da Sefaz. Foram 139 reuniões e mais de 100 pessoas envolvidas. Todo esse trabalho resultou no mapa da estratégia 2020-2023, no qual estão sinalizados: Os objetivos de resultado que materializam a grande estratégia da SEFAZ, os objetivos finalísticos, traduzindo os principais desafios de atuação da arrecadação e do Tesouro e os objetivos habilitadores, que possibilitam a criação do ambiente interno favorável para a execução da estratégia, considerando dimensionamento, alocação, desenvolvimento, prestação de serviços internos e o desenvolvimento de produtos de tecnologia da informação. A Gestão Fazendária orienta aos seus servidores se apropriem deste rico material e usem-no como norte para o desempenho de suas atividades, tendo sempre em mente as prioridades pautadas para a execução 2020-2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here