
O advogado foi agredido por alguns lojistas do Shopping Center Parque das Feiras, com socos, chutes e empurrões, no exercício da sua atuação profissional
A OAB Pernambuco, por meio da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP), atuou como assistente do advogado Melqui Roma, na abertura do inquérito policial que apura as agressões contra ele, ocorridas nesta quarta-feira (3), em Toritama (Agreste). O advogado foi agredido por alguns lojistas do Shopping Center Parque das Feiras com socos, chutes e empurrões no exercício da sua atuação profissional. O caso está sendo apurado pela Delegacia de Polícia da cidade.
“A violência é absolutamente injustificável. Desde o primeiro momento, a OAB Pernambuco e a subseção da OAB de Santa Cruz do Capibaribe estão prestando toda a assistência ao colega, inclusive na esfera policial, de modo que a sua incolumidade física seja preservada, a sua profissão seja exercida sem qualquer restrição e as agressões não fiquem impunes”, afirmou o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista.
Logo após as agressões, a OAB-PE prestou assistência ao advogado, incluindo na abertura do inquérito policial e no acompanhamento da realização de exame de corpo de delito. As agressões foram registradas em vídeos de celulares.
Confira abaixo a declaração conjunta dos presidentes da OAB-PE, da CDAP e da OAB Santa Cruz do Capibaribe:
OAB-PE ATUA EM DEFESA DAS PRERROGATIVAS DO ADVOGADO MELQUI ROMA E ADOTA MEDIDAS PARA A RESPONSABILIZAÇÃO CRIMINAL DOS AUTORES DOS ATAQUES AO PROFISSIONAL
Na tarde de ontem (03/11), o advogado Melqui Roma, tão logo absurdamente atacado, no exercício profissional, por comerciantes da cidade de Toritama – PE, acionou e foi prontamente assistido pela OAB Pernambuco, através da sua Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP), e pela OAB Subseccional Santa Cruz do Capibaribe.
Já na ocasião, objetivando a mais severa punição dos responsáveis por essa vil tentativa de vulneração do livre exercício da advocacia e reafirmar que qualquer investida dessa natureza será vã, posto que energicamente combatida, a Ordem prestou assistência ao aludido profissional no requerimento de instauração de inquérito policial feito à Polícia Civil.
Na manhã de hoje (04/11), a OAB-PE, com o auxílio da CDAP e da Subseccional Santa Cruz do Capibaribe, está implementando mais uma medida nos autos do referido procedimento policial e acompanhará o caso até o final, adotando medidas enérgicas, em todas as searas cabíveis, para que essa e quaisquer outras investidas contra a advocacia seja exemplarmente reprimida.