Obras do Moinho Recife já estão em andamento no Recife Antigo

0
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Prefeito Geraldo Julio visitou o canteiro de obras do empreendimento multiuso de mais de R$ 80 milhões que tem o objetivo de revitalizar uma região do bairro, com preservação do patrimônio histórico e proposta inovadora. Previsão é de mil empregos durante a obra e 2,4 mil quando concluído

 

Trabalho, moradia, hospedagem, entretenimento e serviços diversos. Tudo isso vai estar presente no Moinho Recife Business & Life, empreendimento multiuso de R$ 80 milhões, localizado na Rua São Jorge, Bairro do Recife, cujas obras foram iniciadas no começo deste mês de agosto. Desativado desde 2009, o Moinho Recife está sendo totalmente recuperado, mantendo as características originais do imóvel, que começou a funcionar há 100 anos.  A expectativa é que sejam gerados de 800 a mil empregos diretos e indiretos durante a construção; e 2,4 mil empregos quando o complexo estiver concluído.

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

O prefeito Geraldo Julio conheceu o projeto inloco, no canteiro das obras em andamento e avaliou que o complexo vai impactar positivamente no Bairro do Recife como um todo. “Estou aqui no Bairro do Recife, no Moinho Recife, antigo Moinho da Bung, está passando por um processo de revitalização. Um empreendimento comercial, vai ter aqui também a parte de convivência e de alimentação. Uma transformação aqui no Bairro do Recife. Um empreendimento que já teve as obras iniciadas e nos próximos anos começará a abrir a primeira fase e depois a segunda fase. Uma grande transformação aqui no Bairro do Recife”, disse o prefeito.

Já o Gerente de Operações da Revitalis, Fabian Bezerra, destacou a multifuncionalidade do empreendimento: “o Moinho Recife é um equipamento urbano inovador que vai fortalecer a revitalização da região, ressignificando uma antiga estrutura fabril. As pessoas aqui vão poder usufruir de espaços de trabalho, de lazer, moradia e de serviços”. O prefeito fez a visita acompanhado dos empreendedores, além do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco Bruno Schwambach e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife Guila Calheiros.

A proposta é de recuperação total do antigo moinho, uma área de quase 53 mil m², seguindo o conceito retrofit que consiste na modernização de áreas antigas com a preservação de características da construção original. Algumas de suas peças e equipamentos serão reutilizados, como os antigos moinhos que vão se tornar luminárias. A primeira etapa do projeto será a construção dos espaços corporativos e do estacionamento e deve ficar pronta no início do segundo semestre de 2022.

Os imóveis, que processavam toneladas de trigo, vão abrigar espaços corporativos, com uma gama de serviços associados, Coliving com 112 apartamentos residenciais de 43, 61 e 89 metros quadrados, e um hotel com 84 apartamentos. O Moinho Recife Business & Life contará ainda com mall com até 14 lojas e Rooftop com praça elevada, mirante e telhado verde. Haverá também um estacionamento com 595 vagas rotativas.

O projeto prevê ainda central de ar condicionado, grupos geradores, reaproveitamento de água, bicicletário, e jardins integrados com as ruas. Ao todo, o complexo multiuso abrigará 52 mil m² distribuídos em seis blocos, ocupando a estrutura física existente do antigo Moinho Recife, contando ainda com hotel e apartamentos residenciais em suas próximas etapas.

Toda a concepção do empreendimento passou pelo crivo da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultura do Recife (DPPC) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que, entre outras observações, limitaram a altura dos edifícios ao mesmo gabarito dos imóveis do entorno. A exceção foi para os silos, que serão reaproveitados e renascerão como unidades residenciais. O processo de construção tem sido feito minimizando o desperdício de materiais e produtos.

O Moinho Recife Business & Life está na área de abrangência do Porto Digital que conta com incentivos fiscais, cerca de 10.000 colaboradores, em mais de 320 empresas. Na mesma área também estão a Prefeitura do Recife, Terminal Marítimo, C.E.S.A.R, Paço do Frevo, Museu Cais do Sertão, Polícia Federal, Receita Federal, TRT e TRF, além da comunidade do Pilar, onde a empresa já atua com ações de integração social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here