A peça é gratuita, tendo o texto sido inspirado na literatura de Ariano Suassuna. As apresentações acontecem em Rio Doce, Alto da Sé e na Cidade Tabajara. A realização é do Grupo de Atores Independentes de Olinda
Nos dias 25 e 26 de outubro, Olinda recebe o espetáculo de rua “A Farsa da Boa Preguiça”, cujo texto é do escritor Ariano Suassuna, sendo adaptado por Arimã Maranhão. A peça é uma produção do Grupo de Atores Independentes de Olinda, visando aprofundar a crítica social, através de personagens típicos do Nordeste brasileiro, com a figura do coronel, do galego sabido, do padre desonesto, do diabo entre outras figuras do imaginário popular, que ultrapassam as barreiras dos grandes clássicos literários e eruditos.
O espetáculo foi adaptado em 1995, por Arimá Maranhão, Ivo Rodrigues, Rosário Mendonça e Waldemir Souza, sendo intitulado: Os Personagens da “Farsa da Boa Preguiça”, no qual foi apresentado no palco do Teatro Popular do Bonsucesso, durante a Mostra Teatral de Olinda.
O diretor do Grupo de Atores Independentes de Olinda, Ivo Rodrigues, ressalta a importância do teatro de rua no fortalecimento da cultura popular. “É importante lembrar que o teatro de rua tem um papel fundamental dentro das comunidades, saindo do teatro de caixa e adaptando às realidades do dia a dia. Além disso, Ariano Suassuna é um autor que traduz com maestria o espírito e a identidade do povo pernambucano, unindo humor, crítica social e sabedoria popular”, afirmou o artista.
A primeira apresentação acontece, no próximo sábado (25), em Rio Doce, na Avenida das Garças, nº 800, ao lado da Escola Estadual João Matos Guimarães, a partir das 16h. No domingo (26), o Alto da Sé será palco da exibição da montagem teatral, em frente à Agremiação da Escola de Samba Preto Velho, no mesmo horário da primeira exibição. Quem não puder prestigiar neste final de semana, pode assistir ao espetáculo no dia 1º de novembro, no Polo Cultural da Cidade Tabajara, na Rua Dinamarca, às 16h.
Ficha técnica:
O elenco da peça: Alessandro do Nascimento, Elisandra de Santana Freitas, Emerson Diniz, Ivo Rodrigues, Natália Barreto, Ronaldo Quirino e Rosário Miranda.
Texto adaptado: Arimá Maranhão
Coordenação geral: Ivo Rodrigues
Apoio de coordenação: Emerson Diniz
Produção: Ronaldo Quirino
Contrarregra: Gerson Braga
Iluminação: coletiva
Sonoplastia: Fabiano Oliveira
Programador visual: Ronaldo Quirino
Figurino: Ivo Rodrigues
Produção de figurino: Francis Souza
Fotos e vídeos: Wallace Brito
Direção: Coletiva








