A doença, que afeta um a cada quatro adultos, de acordo com o Ministério da Saúde, se não controlada, pode gerar dilatações e obstruções dos vasos da retina, estrutura do segmento posterior do olho responsável pelo sentido da visão.
Paulo Saunders, oftalmologista da Oftalmax, alerta sobre os cuidados com os olhos para quem tem hipertensão. A doença, que afeta um a cada quatro adultos, de acordo com o Ministério da Saúde, se não controlada, pode gerar dilatações e obstruções dos vasos da retina, estrutura do segmento posterior do olho responsável pelo sentido da visão. As lesões secundárias a retinopatia hipertensiva podem causar até cegueira parcial ou total. É importante destacar, ainda, que diante do atual cenário de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os pacientes hipertensos estão mais sujeitos a possíveis complicações caso contraiam a doença. Para isso, é importante manter o isolamento social, dormir bem e manter boa hidratação.
É preciso ficar atento diante de alguma alteração na visão e consultar rapidamente um profissional, além de visitar periodicamente o oftalmologista para checar a saúde ocular, fazer avaliação da retina e verificar se há outras doenças que possam afetar a visão.
Para cuidar bem dos olhos o paciente hipertenso deve seguir os tratamentos da hipertensão corretamente, evitar picos de pressão e se alimentar de maneira saudável. É importante destacar ainda que de acordo com o Ministério, 90% dos homens e 70% das mulheres consomem mais sal do que o máximo recomendado, prejudicando a saúde.