Pernambuco, sediará o 7º Congresso Nacional da ABGLT, reunindo mais de 200 representantes de instituições do segmento LGBTQIAPN+

0

O evento também terá a participação internacional de dois militantes internacionais da Argentina e México

De 23 a 27 de setembro, acontece, no Centro de Formação e Lazer do SINDSPREV, na Avenida Padre Mosca de Carvalho, 58, Guabiraba, no Recife, o 7º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) que tem como tema: 30 anos da ABGLT: celebrar as conquistas, organizar as lutas e construir nossos sonhos.

O congresso tem por objetivo traçar o planejamento estratégico e as posições políticas da entidade promovendo debates, encontros temáticos, imersões práticas, lançamentos de publicações, campanhas, projetos, construção de documentos, Agenda ABGLT +30 e análises de conjuntura política.

A ocasião, terá um caráter deliberativo e visa celebrar as conquistas nessas últimas três décadas da ABGLT na perspectiva do atual cenário de luta contra o fascismo, soberania social e na defesa da democracia. O evento reunirá a militância LGBT do país, através de suas organizações e afiliadas.

Para o presidente da ABGLT, Victor De Wolf é uma felicidade realizar o 7⁰ Congresso em Recife. “A ABGLT completou 30 anos em janeiro e decidimos celebrar essa data na capital pernambucana de forma coletiva, com as nossas afiliadas se todos as regiões do Brasil. Esse congresso será um marco onde vamos lembrar daqueles que nos trouxeram até aqui, e apontar para os próximos 30 anos da entidade mais histórica do movimento LGBTI brasileiro”, disse entusiasmado.

O presidente do Movimento LGBT Leões do Norte e coordenador da Regional Nordeste 2 da ABGLT, Marcone Costa, ressaltou a alegria e compromisso que Pernambuco tem em receber as várias instituições para o 7° Congresso da ABGLT. “É um momento histórico de vivências, articulações, mobilizações e de análises para uma construção coletiva na luta política, onde bandeiras diversas se unem fortalecendo as políticas públicas, a cidadania e os direitos humanos da população LGBTQIPN+ e o enfretamento do fascismo, racismo, capacitismo, combatendo a persistente violência em todas as suas manifestações”, afirmou o militante.

O 7° Congresso da ABGLT é responsável pela aprovação do planejamento estratégico da organização, bem como por suas posições políticas gerais. Ao longo dos anos, foram realizadas seis edições em diferentes cidades e regiões do país (Curitiba, Maceió, Belém, Belo Horizonte 2x, Rio de Janeiro).

Vale destacar, que o 7⁰ Congresso contará com os representantes internacionais Dário Árias, da Argentina e Ari Vera, do México, co-secretários da Asociación Internacional de Lesbianas, Gays, Bisexuales, Trans e Intersex para América Latina y el Caribe (ILGALA).

ABGLT – Fundada em 31 de janeiro de 1995, representa um marco importante na história do movimento LGBT brasileiro, pois possibilitou uma rede nacional de representação com capacidade e legitimidade para levar as reivindicações do segmento até o Governo Federal. Hoje, a ABGLT é uma rede consolidada com mais de 300 entidades LGBT e congêneres afiliadas em todos os estados do país: uma ABGLT do tamanho do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here