Em Pernambuco, 78% dos estudantes diplomados pelo Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), estavam empregados logo após a sua formatura. Já 54% afirmam que realizar uma graduação na UNIFG teve impacto positivo em suas carreiras
A pesquisa realizada pela Ânima, o maior ecossistema de educação de qualidade no Brasil, revela alta taxa de empregabilidade entre os alunos formados: mais de 80% dos formandos conseguiram um emprego assim que concluíram a universidade. O levantamento foi realizado com os egressos que concluíram graduação entre 2018 e 2022, nas Instituições de Ensino Superior (IES) que fazem parte da companhia. Foram ouvidos mais de 16 mil estudantes formados em 12 estados brasileiros nas modalidades presencial, semipresencial e Educação a Distância (EAD).
Os cursos presenciais são os que registraram a maior taxa de empregabilidade após a formatura, com índice de 87% de egressos trabalhando ou ocupados logo após a conclusão do curso. Um dado interessante é que, dentre todas as modalidades, 75% dos egressos trabalham na área de formação acadêmica e aplicam os conhecimentos adquiridos na graduação. Os resultados ficam confortavelmente acima do parâmetro nacional de pessoas ocupadas em idade para trabalhar, a partir de 14 anos, que é de 57%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao primeiro trimestre de 2024.
Em Pernambuco, 78% dos estudantes diplomados pelo Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), estavam empregados logo após a sua formatura. Já 54% afirmam que realizar uma graduação na UNIFG teve impacto positivo em suas carreiras. Entre aqueles que estão trabalhando, 79% atuam na sua área de estudo e 82% aplicam o conhecimento adquirido na graduação em sua colocação atual.
De acordo com Letícia Rossiter, publicitária e produtora de conteúdo, formada pela UNIFG, foi durante a faculdade que ela aprendeu como a teoria liberta, o que a levou a ser ainda mais assertiva em seus posicionamentos e defesas publicitárias dentro das agências. “A faculdade me deu um arcabouço teórico para sustentar diversos argumentos meus no mercado de trabalho. Eu me sentia mais segura para defender as minhas ideias, visto que já tinha um conhecimento mais robusto sobre o universo publicitário. Se o sucesso na carreira é um requisito valorizado no momento da avaliação e contratação de um candidato, outro movimento importante é o alinhamento da vivência acadêmica com o mercado de trabalho”, destaca.
Para Cláudio Gonsalvez, Gerente da UNIFG, desde o ingresso do aluno a instituição oferece um ambiente que favorece a aprendizagem prática, como estágios supervisionados, projetos de extensão e parcerias com empresas. “Estágios, palestras e workshops, acompanhamento e mentoria, são iniciativas que garantem que os alunos não apenas adquiram conhecimento teórico, mas também se preparem de maneira real para os desafios do mercado de trabalho”, reforça.
Renda Média e Nível de Satisfação
Outra constatação diz respeito sobre a remuneração média, que avançou em todos os cenários. Ao comparar o salário médio dos egressos antes de iniciar a graduação e logo após a formação, houve aumento de 15% para os ex-alunos EAD, 35% no semipresencial e 51% no presencial. Os rendimentos médios dos egressos do Ecossistema Ânima variam entre R$ 3.967,00 e R$ 6.184,00, considerando todas as modalidades. Levantamento com base nas informações da PNAD Contínua revelou que a renda média dos brasileiros, no primeiro trimestre de 2024, foi de R$ 3.033,00, valor que se manteve praticamente estável quando comparado ao trimestre imediatamente anterior.
Mais de 60% dos participantes responderam que a graduação teve impacto positivo na carreira profissional e o nível de satisfação com IES é superior a 70%, nas três modalidades.
“Atestar a satisfação de nossos estudantes mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a possibilitar mais ensino acadêmico de qualidade a mais pessoas. Um modelo acadêmico pensado para atender requisitos que as empresas buscam nos profissionais resulta em bons resultados para os empregadores e valorização profissional”, destaca Paula Harraca.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 387 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas no mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.