Porteiros e trabalhadores em condomínio são homenageados na Câmara Municipal do Recife em Sessão Solene

0

Sessão foi de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), que também é presidente do SIEEC (Sindicato dos Trabalhadores em Condomínios) e autor da Lei Municipal que criou o Dia do Porteiro no município do Recife, que será comemorado no dia 9 de Junho

O Dia do Porteiro no Recife será comemorado neste domingo, 09 de junho e para celebrar a data e prestar homenagem a esses trabalhadores essenciais para a sociedade, a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta quinta-feira (6) uma Sessão Solene que contou com a presença de dezenas de trabalhadores em Condomínios do Recife e Região Metropolitana. A solene foi de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), que também é presidente do SIEEC (Sindicato dos Trabalhadores em Condomínios) e também autor da Lei Municipal 18.350/2017, que criou o Dia do Porteiro no município do Recife.

São mais de 30 mil porteiros apenas na capital pernambucana, sendo cerca de 3 milhões em todo país. A data marca a valorização desses profissionais, que cuidam e zelam pela segurança do condomínio e das famílias, são responsáveis pela segurança e o bom funcionamento na entrada e saída das pessoas dos prédios comerciais e residenciais e até no auxilio em outros serviços inerentes para um bom funcionamento do estabelecimento.

A solenidade foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que convidou para compor a mesa o Secretário Geral do SIEEC-PE, Adilson Porteiro e o porteiro homenageado Marcos Antônio Agostinho, conhecido por “Velha Guarda”, a porteira Helena Gomes da Silva, representando todos os trabalhadores em condomínio, além do vereador Rinaldo Junior, que fez um discurso emocionante.

“Nesse dia 9 de Junho, comemora-se na cidade do Recife o dia municipal do porteiro, lei de nossa autoria, com muito orgulho. E hoje, posso dizer que essa tribuna é ocupada por um representante legítimo dessa categoria, e o mínimo que posso fazer é representá-los à altura nesta Casa. A lei que criou o Dia do Porteiro no Recife foi a primeira lei aprovada em nosso mandato, sendo o primeiro compromisso assumido com nossa categoria. No dia 9 de Junho, os senhores recebem um auxílio do feriado, que não existia antes na convenção coletiva, isso é uma conquista e serve de exemplo para todo o país. Meus amigos e amigas, por muito tempo eu pensava que sindicalista não poderia ser político, para não se afastar de sua base, mas, por muito tempo me enganei, pois descobri que é através da política que a gente consegue mudar a realidade e fortalecer a classe trabalhadora. Hoje, por exemplo, dos 513 deputados federais, apenas 20 representam a bancada dos trabalhadores, lamentavelmente. E nós, classe trabalhadora, somos maioria, e não conseguimos eleger nossos representantes. Foi quando eu acordei para a política, perdemos a primeira eleição, mas não desistimos, insistimos, e vencemos graças à confiança e apoio de todos vocês. Recentemente aprovamos uma Lei no Recife que obriga os novos condomínios a ter vidro blindado, climatização e assento sanitário dentro da guarita. Talvez se o nosso amigo porteiro José Washington estivesse trabalhando numa guarita dessas, após essa lei ser aprovada, ele não teria perdido sua vida. Infelizmente, muitos sindicatos e moradores ainda acham que os trabalhadores em condomínio não possuem direitos, mas hoje o SIEEC é o sindicato que mais avança em conquistas para a categoria no país. Feriado, adicional noturno, ticket alimentação, tudo isso é fruto de conquista da luta do sindicato e da participação da categoria. Mas, todos os anos eles querem retirar esses direitos, mas não vamos deixar. Precisamos sair das portarias muitas vezes para reivindicar nossos direitos. E não abro mão de defender a classe trabalhadora, mas sozinho, eu e o sindicato não podemos fazer nada, é com a participação ativa de todos vocês que a gente se torna forte. Hoje é um dia que vai entrar para a história, um dia marcante de minha vida, dia em que recebo nessa casa a categoria que eu represento nesse parlamento. Meu muito obrigado pela confiança e gestos de carinho de todos. E afirmo a vocês, enquanto eu tiver voz e enquanto eu tiver vida, eu defenderei incansavelmente os trabalhadores e trabalhadoras em condomínio. Obrigado!”, discursou Rinaldo Junior.

O Secretário Geral do SIEEC, Adilson Porteiro também fez seu discurso na tribuna, durante a solene. “Hoje, quero parabenizar todos e aproveitar para citar o condomínio Pernambuco Corporate, como exemplo de conquista para a categoria, em mesa de negociação. Aliás, nós somos a única categoria que não perdeu nenhuma conquista na convenção coletiva. Todos que fazem o SIEEC estão empenhados, desde o corpo jurídico à equipe de base. Um sindicato forte se faz com pessoas comprometidas. Quero aproveitar para parabenizar o vereador Rinaldo Junior, nosso presidente, pelos projetos de Lei importantes que ele vem conquistando aqui no Recife para nossa categoria. Aproveito e faço um apelo à governadora de Pernambuco que possa trazer de volta o Pacto pela Vida, porque a gente não aguenta mais a insegurança, tá muito grande, e os porteiros vêm sofrendo bastante”, discursou. Em seguida, o Adilson destacou a importância da criação de uma comissão parlamentar para verificar as condições de trabalhos de funcionários em condomínios no Centro do Recife. “Hoje é um dia muito importante para a categoria. Dia de celebrar. Mas também é um dia de fazer cobrança a esta casa. Eu fiz essa cobrança na última fala, quando estive aqui e vou repetir novamente. Que aqui pudesse construir uma comissão parlamentar que fosse, não muito longe, aqui aos condomínios do Centro do Recife, para que vocês possam ver a triste realidade que são as portarias e os quadros da rede elétrica desses locais. Posso citar aqui o condomínio de Santa Cruz, sobre o quadro de energia, sem falar que no subsolo a gente vive dentro de uma Veneza pernambucana, então o solo cheio de água, onde os trabalhadores são obrigados a fazer a evacuação dessa água, vendo a hora de receber uma descarga de energia. Dito isso a emoção já me toma, desejo um Feliz Dia do Porteiro a todos”, finalizou.

Por fim, após os discursos, o vereador Rinaldo Junior fez a entrega dos certificados a mais de 90 trabalhadores em condomínio presentes na solenidade, que foram homenageados pela Câmara Municipal pelos relevantes serviços prestados ao Recife.

Confira a lista dos Homenageados

ALEXANDRA MARIA DA CONCEIÇÃO
ALEXANDRE PINHEIRO DA SILVA
ALEXSANDRO SILVA DE ARAUJO
ANDRE BERTOLO DA SILVA
ANDRÉ VICENTE DOS SANTOS
ANTONIO CARLOS DA SILVA
ANTONIO DA SILVA FILHO
ARLINDO CONSTANTINO DA SILVA
BRUNO PEREIRA DA SILVA
CARLOS ALBERTO DA SILVA JÚNIOR
CARLOS ANDRE DOS SANTOS RIBEIRO
CARLOS ROBERTO PAULO DA SILVA
CLAUDIO CLEITON DOS SANTOS
COSME EUGENIO DA PAIXÃO
DIOGENES VASCONCELOS DE SANTANA
DORGIVAL QUIRINO DA SILVA
DOUGLAS SABINO DE SANTANA
EDILSON CORREIA DE LIMA
EDMILSON LUIZ VIANA DE ALBUQUERQUE
EDNALDO JAIME DE LIMA
EDSON JOAQUIM DA SILVA FILHO
EDUARDO DANTAS DA SILVA
ERIK ALVES DA SILVA
ERNANDES DE ALMEIDA SANTOS
EVANDRO BATISTA
EVANDRO JUSTINO DE SOUZA
EZEQUIEL FERREIRA DE ANDRADE
GABRIEL SEVERINO DOS SANTOS
GENIVALDO JORGE DA SILVA
GERSON PEREIRA DA SILVA
GLEIDSON ALMEIDA DA SILVA
HELENA GOMES DA SILVA
JADERSON LIMA DE OLIVEIRA
JAIR MORAIS DOS SANTOS
JEFFERSON HUGO DA SILVA TENÓRIO
JOÃO WAGNER ALVES DOS SANTOS
JOSÉ CLEONILDO DA SILVA
JOSE GERCINO DE OLIVEIRA
JOSE LOPES DA SILVA
JOSE NASCIMENTO DE SIQUEIRA
JOSÉ RENATO DOS SANTOS NETO
JOSUEL RUFINO DA SILVA
LEANDRO ALVES BEZERRA DA SILVA
LEANDRO FIDELES RAMO
LEANDRO SANTOS DA SILVA
LEONARDO OLIVEIRA
LEONARDO PEDROSA TEIXEIRA
LEONE FERREIRA DE MENEZES
LEYLANDERSON CAVALCANTI DE SOUZA
MANOEL FRANCISCO DA SILVA
MAQUI PEREIRA DA SILVA
MARCELO BARBOSA DA SILVA
MARCIO BARBOSA NASCIMENTO
MARCOS ANDRÉ MENDES DA SILVA
MARCOS ANTONIO AGOSTINHO
MARCOS AURELIO BATISTA QUERINO
MARCOS GOMES DA SILVA
MARCOS SEVERINO DA SILVA
MARCOS VINÍCIO DA SILVA
MARIA DA ASSUNÇÃO PATRÍCIO DE MORAIS
MARIA JOSE FERREIRA DE ARAUJO
MARIO JOAQUIM DA SILVA
MAURICIO HONÓRIO ALEIXO
MOISÉS RAMOS
NAILTON SEVERINO DA SILVA
NIGRIANO DE SOUZA SANTOS
ODAIR VITOR DA SILVA
PAULO GASPAR DE OLIVEIRA
PEDRO VICENTE DA SILVA
RAFAEL EDUAR CABOCLO DOS SANTOS
REGINALDO ALVES FERNANDES JÚNIOR
ROBERTA DIONISIO DA SILVA
ROBSON FRANCELINO DOS ANJOS
ROGÉRIO MORAES DA SILVA
ROGERIO PINHO DE OLIVEIRA
ROMILDO JOSÉ DE OLIVEIRA
ROMILDO JOSÉ DE OLIVEIRA
ROSINALDO SILVA DOS SANTOS
SEVERINO CARLOS DA SILVA
SEVERINO XAVIER DOS SANTOS
SILVANO DOMINGOS DO NASCIMENTO
SILVIO RAMOS DOS SANTOS
VADEILDO PEDRO DA SILVA
VALDEMIR ACCIOLY
VALDIR FREITAS MELO
VALDIR LOPES VALENTIM
VANDILSON TORRES
WALLAS BARRETO DE MORAES
WANDERLEY DA SILVEIRA ALMEIDA
WELINGTON FRANCISCO ROCHA
WELLINGTON DOS SANTOS BRITO
WELLITON SANTOS SILVA
WILSON JOSÉ DALUZ
WLESSES ALEXANDRE DOS SANTOS
ZENICLEA BEZERRA GALINDO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here