dentista fala sobre a técnica, cada vez mais procurada, que deixa os lábios mais definidos, hidratados e com maior volume
O preenchimento labial vem sendo procurado cada vez mais por mulheres e até homens. Segundo o dentista Lucas Sampaulo Ramos, especialista em harmonização facial, o procedimento traz vários benefícios ao paciente, entre eles: melhor hidratação dos lábios, contorno mais definido e maior volume:
“É ideal para todos os tipos de pacientes, tanto os que procuram um resultado mais natural possível ou até mesmo para quem gosta de algo mais “chamativo” um lábio mais volumoso e desenhado”.
O procedimento é seguro?
Segundo o profissional, existem vários tipos de materiais preenchedores no mercado, alguns são definitivos, como o caso do PMMA e os que são absorvidos pelo organismo, como o ácido hialurônico. Para região de lábios, o mais seguro e mais indicado sempre é o ácido hialurônico.
“Pelo fato do ácido hialurônico já ser uma substância produzida pelo nosso organismo, as chances de reações alérgicas são muito baixas. Além disso, é um procedimento que pode ser revertido a qualquer momento com a aplicação de uma enzima chamada hialuronidase que age “destruindo” o ácido hialurônico causando a dissolução do produto”, disse o especialista, que pondera que não se pode descartar os riscos, por menor que eles sejam:
“Como todo preenchimento, existem, sim, alguns riscos. O lábio é uma região do nosso corpo muito vascularizada, onde tem uma artéria muito importante que é responsável pela irrigação sanguínea da região (artéria labial). Os maiores riscos é envolvendo essa artéria, o profissional tem que ter total conhecimento anatômico da região além de ter total domínio da técnica para não introduzir produto dentro da artéria, ou até mesmo não comprimir a mesma por excesso de produto na região dos lábios , podendo ocasionar problemas mais sérios”.
Lucas diz que é bem comum o lábio ficar inchado e com pequenos hematomas nos primeiros dias após o procedimento: “Esse tipo de situação é bem comum e tende a ir amenizando no decorrer da primeira semana de procedimento”.
O dentista ressaltou a importância de só fazer o procedimento com um bom profissional.
“Infelizmente, vemos muitos profissionais de várias áreas se aventurando a fazer procedimentos de preenchimento, sem o mínimo de conhecimento necessário. Esse é o principal fator de risco, realizar o procedimento por alguém que não domine a técnica e não tenha embasamento suficiente para saber reverter alguma situação de complicação. Para ter segurança no procedimento, procure um profissional capacitado e de confiança”.
O procedimento dói?
“Quando realizado por dentista, utilizamos a famosa (anestesia de dentista) onde torna o procedimento totalmente indolor, trazendo total conforto ao paciente”, explica.
Quanto tempo dura?
“O ácido hialurônico é absorvido pelo nosso organismo com o passar do tempo, a duração do produto varia muito de cada organismo e do material utilizado, podendo variar de 6 a 12 meses”, informa.
Todo mundo pode realizar o procedimento?
De acordo com Lucas, existem algumas contra indicações:
-pessoas com doenças autoimune
-pessoas que apresentam alergia ao produto
-herpes ou algum tipo de feridas na região a ser preenchida
Entre outros.
“Existe também casos de contra indicações estéticas, em que na hora da avaliação, eu informo ao paciente o porquê não seria interessante a realização do procedimento, levando alguns conceitos da harmonização facial. E deixando a critério do paciente realizar o procedimento ou não”, finaliza.
Sobre Dr. Lucas Sampaulo Ramos
Formado em 2012 na Universidade Cidade de São Paulo
Especialista em harmonização facial
Referência em cirurgia de bichectomia e alectomia
Possui extensa carga horária em cursos na parte de:
-toxina botulínica avançada
-preenchimentos avançados
-cirurgia de bichectomia