Prefeito de Jaboatão e primeira-dama, engajados na conscientização a respeito do autismo

0
Foto: Edilson Junior/PJG

Caminhada promovida pela União de Mães Atípicas da Muribeca e o grupo Maternidade Amor, com apoio da Prefeitura, integra a programação do mês dedicado à conscientização do autismo

Neste domingo (21), o prefeito Mano Medeiros e a primeira-dama, Andrea Medeiros, participaram da 1ª Caminhada de Conscientização do Autismo, promovida pela União de Mães Atípicas da Muribeca e o grupo Maternidade Amor, com apoio da Prefeitura. O evento faz parte da programação do mês dedicado à conscientização do autismo.

Foto: Edilson Junior/PJG

A concentração aconteceu, a partir das 14h, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, na Muribeca. Depois, os participantes seguiram pelas principais ruas do bairro. Thaís Espíndola acompanhou a caminhada ao lado de sua filha Monalisa. “Estamos aqui com um propósito de pedir inclusão, respeito e empatia pelas pessoas autistas. A luta não é fácil, mas a gente chega lá. Quero aproveitar para agradecer o apoio da primeira-dama Andrea, que abraçou a causa e tem nos apoiado bastante”, disse emocionada.

Foto: Edilson Junior/PJG

A programação de conscientização do autismo será concluída na próxima terça-feira (23), com a realização do 1º Workshop para mães, familiares e cuidadores de pessoas com autismo, no Cineteatro Samuel Campelo, em Jaboatão Centro, das 14h30 às 17h. O tema será “De Mãe para Mãe: Brincar é o Melhor Remédio. E em Casa, Melhor Ainda!”. Esta será uma  oportunidade de as mães compartilharem experiências, desafios e conquistas vivenciadas com filhos autistas. Serão discutidas estratégias para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras de cada criança, principalmente no ambiente familiar.

Foto: Edilson Junior/PJG

O workshop é organizado pelo Programa de Políticas Sociais (PPS) da Prefeitura do Jaboatão, coordenado pela primeira-dama, Andrea Medeiros. “Essas ações que a Prefeitura vem promovendo e apoiando ao longo deste mês mostra o compromisso e o cuidado da gestão municipal em relação às pessoas com TEA. Movimentos sociais, poder público e sociedade civil precisam unir forças para garantir mais inclusão, direitos e oportunidades para esse público”, afirma Andrea. Ela lembra que em breve a Prefeitura irá lançar edital de concurso público que incluirá 900 vagas para auxiliar de apoio pedagógico, além de psiquiatra infantil e neuropediatra, e que vem realizando capacitação de funcionários para atender de forma qualificada as pessoas com TEA, além de aplicadores do método ABA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here