Prefeito do Recife, João Campos, alerta para pico da maré alta às 17h, e recomenda que recifenses evitem circular pela cidade

0
Foto: Rodolfo Loepert/PCR

Prefeito esteve no Abrigo Emergencial da Travessa do Gusmão, espaço reservado para receber famílias que precisem de alojamento por conta das chuvas. APAC informou a continuidade e intensificação das chuvas no Recife

Com a previsão de mais chuvas para o Recife, o prefeito João Campos fez um apelo à população para que evite circular pela cidade no período das 17h, quando acontecerá o pico da maré alta. Nas últimas 12h, choveu 138 milímetros no Recife, 42% do volume de chuvas esperado para todo o mês de maio. A Defesa Civil da capital já recebeu 175 chamadas até a tarde desta quinta-feira (13) e mais de mil profissionais estão atuando em toda a cidade. Os recifenses que vivem em áreas de risco e forem orientados pela Defesa Civil, poderão utilizar serviços de acolhimento da prefeitura, como o Abrigo Emergencial da Travessa do Gusmão, no bairro de São José.

“Agora às 17h é o pico da maré alta e neste momento é recomendado que as pessoas que podem não circular pela cidade, evitem e aguardem passar. A Apac informou que essa chuva deve continuar pelas próximas horas. Estamos fazendo a nossa parte, são 179 pontos críticos de alagamento na cidade. Desses, 105 já sofreram ações definitivas de mitigação. Ainda restam 74 pontos que vamos fazer nos próximos anos”, garantiu o prefeito.

Na visita ao Abrigo, o prefeito informou que ele está preparado para receber as famílias encaminhadas pela Defesa Civil. “Estamos aqui no Abrigo Emergencial da Travessa do Gusmão, é um abrigo da prefeitura do Recife que está pronto para receber famílias recifenses que precisarem de abrigamento durante fenômenos de forte chuva como este. Já são 138 mm nas últimas 12h, isso representa 42% do esperado para todo o mês de maio. A Defesa Civil recebeu neste período 175 telefonemas pedindo vistorias ou ações emergenciais e nós estamos com equipes mobilizadas em todas as áreas da cidade. São mais de mil profissionais atuando neste momento para chamadas de queda de árvores, estabilidade de barreiras, manutenção da sinalização de trânsito”, informou João Campos.

Quem receber orientação da Defesa Civil para deixar sua residência, poderá utilizar o abrigamento da Prefeitura do Recife. “Após avaliação da Secretaria de Defesa Civil, identificando pessoas que não têm para onde ir, elas podem ser trazidas aqui para o abrigo para acolhimento”, explicou a secretária executiva de Assistência Social do Recife, Geruza Felizardo. O abrigo da Travessa do Gusmão tem capacidade para atender até 100 pessoas, oferecendo refeições, banho e toda assistência de um acolhimento 24h.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento acontece 24h por dia. Neste ano, o investimento total da Prefeitura do Recife na Ação Inverno é de R$ 96,6 milhões, incluindo contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas e eliminação de pontos de alagamento, entre outras. O trabalho começou desde janeiro deste ano e envolve mais de 3 mil servidores de diversas secretarias e órgãos municipais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here