Prefeito João Campos garante recursos para elaborar projeto de adaptação às mudanças climáticas no Recife

0
Foto: Cortesia

Prefeito do Recife teve reunião com o coordenador para mudanças climáticas do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Ubaldo Elizondo, na COP-26

Na agenda do prefeito do Recife João Campos, na manhã desta quinta-feira (5), na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a COP-26, em Glasgow, na Escócia, esteve uma reunião com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Na ocasião, o gestor municipal decidiu que vai inscrever o Recife para acessar o Fundo Verde para o Clima, cerca de U$ 2 milhões, para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. João Campos lembrou que a capital pernambucana é a 16ª cidade mais ameaçada do planeta pelas mudanças climáticas com o aumento do nível do mar, de acordo com o Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas da ONU (IPCC).


“Acabamos agora a reunião com Ubaldo, que é o coordenador para mudanças climáticas do CAF, e aqui a gente tomou uma decisão muito importante. Vamos inscrever o Recife para realizar um projeto para preparar a cidade para as mudanças climáticas. Como vocês sabem, no último ranking divulgado pela ONU, Recife está na 16ª posição de cidades que vão ter o maior impacto devido às mudanças climáticas, sobretudo o aumento do nível do mar. Então através do CAF, a gente vai acessar o Fundo Verde ou Fundo Global do Clima para a gente acessar aproximadamente US$ 2 milhões e com esse recurso a gente fazer um projeto de nível internacional, preparando a cidade para as mudanças climáticas”, detalhou o prefeito do Recife.

“Então o CAF vai nos ajudar nessa organização, a contratação vai ser realizada pela própria CAF e é uma contratação de nível internacional. Então companhias dinamarquesas, holandesas, que são as que têm maior expertise na realização de projetos, sobretudo de inundações e de cidades costeiras que estão sujeitas ao aumento do nível do mar, poderão participar desta contratação que será realizada pelo CAF. Essa reunião foi muito produtiva e muito importante e a gente sai daqui com essa missão, vamos inscrever o Recife para fazer captação”, acrescentou ele.

O CAF é um banco de desenvolvimento cujo compromisso é melhorar a qualidade de vida de todos os latino-americanos. As ações buscam gerar o desenvolvimento sustentável e a integração da América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here