Prefeitura do Jaboatão e FAV possibilitam diagnóstico da ambliopia para alunos da rede municipal

0
Foto: Matheus Britto/PMJG

A iniciativa é uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, destinada a crianças de 5 a 10 anos que estão matriculadas na rede municipal de ensino

A segunda fase da Campanha de Prevenção da Ambliopia, parceria entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e a Fundação Altino Ventura (FAV), foi concluída nessa quarta-feira (23). A iniciativa é uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, destinada a crianças de 5 a 10 anos que estão matriculadas na rede municipal de ensino. As avaliações oftalmológicas ocorreram na Escola Municipal de Tempo Integral José Rodovalho, em Candeias, mas atenderam também estudantes de outras unidades de ensino do Jaboatão.

A primeira fase da campanha foi realizada de 30 de setembro a 4 de outubro, atendendo cerca de 930 alunos. Destes, 180 estudantes foram encaminhados para a segunda fase, que ocorreu entre os dias 21 e 23 de outubro. Após a triagem visual, 48 alunos foram encaminhados para acompanhamento com médicos especialistas da FAV, no Complexo Oftalmológico e de Reabilitação da Fundação. Também foi identificado que 69 deles precisam usar óculos de grau e os receberam, durante a ação. E para os que não apresentaram agravos na visão, foram distribuídos óculos de sol, para reforçar os cuidados com a saúde dos olhos.

A secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, ressaltou a importância da parceria com a FAV e destacou que a campanha integra o Programa Saúde na Escola, do Jaboatão. “É importante a avaliação de alunos nessa faixa etária para a redução de potenciais agravos oculares como miopia, astigmatismo, hipermetropia, e outros que precisam de cuidados mais aprofundados como glaucoma, catarata e outras alterações. É fundamental o diagnóstico precoce para que o cuidado seja instituído de forma imediata, com redução de danos para a saúde ocular dos nossos estudantes”, esclareceu.

Aldenice Gabriel de Oliveira, mãe da aluna Natalie Evelyn, de 7 anos, elogiou este tipo de ação nas escolas, que permite detectar problemas visuais e iniciar o tratamento adequado ainda na infância. “Hoje descobri que ela tem um problema de visão, eu não sabia. Gostei muito de ver o trabalho que está sendo feito aqui”, contou. Ao confirmar que precisa usar óculos, a pequena Natalie reforçou: “eu vim para fazer o exame e foi tranquilo”.

“Olho preguiçoso”

Conhecida popularmente como “olho preguiçoso”, a ambliopia é uma condição ocular que pode afetar crianças e persistir na vida adulta, causando prejuízos ao rendimento visual. Ela ocorre quando há uma diminuição da acuidade visual, que pode ser unilateral ou bilateral. A ambliopia pode ser causada por diversos transtornos da visão, incluindo erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e anisometropia – diferença significativa de refração entre os dois olhos), estrabismo (desalinhamento dos olhos), catarata congênita, opacificação da córnea, entre outros. Mesmo com o uso de óculos ou lentes de contato, a acuidade visual em casos de ambliopia não atinge níveis normais, pois o cérebro tende a favorecer o olho mais forte, suprimindo a visão do olho mais fraco. As causas mais comuns de ambliopia são o estrabismo e a anisometropia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here