Prefeitura do Jaboatão realiza a 10ª Jornada Municipal de Direitos Humanos

0
Foto: Luiz Pessoa/PMJG

O evento, realizado no auditório da Faculdade Cespu, em Jardim Jordão, tem como objetivo celebrar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, convidando a comunidade a refletir e se posicionar sobre temas pertinentes às políticas públicas da área

A 10ª Jornada Municipal de Direitos Humanos, promovida pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, teve seu início nesta quarta-feira (6) e continuará até o dia 15 de dezembro. O evento, realizado no auditório da Faculdade Cespu, em Jardim Jordão, tem como objetivo celebrar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, convidando a comunidade a refletir e se posicionar sobre temas pertinentes às políticas públicas da área.

Durante a cerimônia de abertura foi realizado um seminário sobre o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa e o lançamento da cartilha de enfrentamento à violência contra esse grupo. Destaque para a palestra proferida por Yêlena Monteiro, procuradora de Justiça de Pernambuco, cuja experiência enriqueceu o evento. Participaram do  encontro a primeira-dama, Andréa Medeiros, os idosos participantes dos grupos de convivência, membros do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e diversas autoridades locais.

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Gentila Guedes, ressaltou a importância da 10ª Jornada Municipal de Direitos Humanos como uma oportunidade significativa para fortalecer as ações e políticas sociais em prol da comunidade. “Esta iniciativa representa um importante passo na promoção da conscientização e engajamento da comunidade em questões vitais relacionadas aos direitos humanos. A jornada destaca-se como uma oportunidade valiosa para fortalecer o diálogo e a colaboração entre diversos setores da sociedade em prol de um município mais justo e inclusivo”, comentou.

A procuradora de Justiça de Pernambuco, Yêlena Monteiro, destacou a relevância da conscientização e mobilização da sociedade para combater a violência contra a pessoa idosa. “Estou muito satisfeita em estar aqui trazendo esse assunto tão importante e promovendo assim uma cultura de respeito e proteção aos direitos fundamentais dessa parcela da população, que precisa entender o seu direito na sociedade”, pontuou.

Para a programação desta quinta-feira (7), está prevista a apresentação do funcionamento do Programa de Monitoramento às Vítimas de Violência (PMAVV) da Prefeitura do Jaboatão. Participarão municípios pernambucanos que irão aderir ao Protocolo de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa (PEVI), coordenado pelo Ministério Público de Pernambuco, por meio da Caravana da Pessoa Idosa, mediante a assinatura de um termo específico para sua implementação. Estima-se a participação de técnicos, profissionais de TI, Promotores e Secretários de Assistência Social dos municípios de Garanhuns, Caruaru, Olinda, Igarassu, Glória do Goitá e Vitória de Santo Antão.

Diversas atividades estão planejadas para a jornada, incluindo a 5ª Mostra Cultural da Pessoa Idosa, Roda de Conversa, Posse da 5ª gestão do CMPIR, Capacitação para integrantes do Conselho Municipal LGBTQIAP+ e Passeio inclusivo para estudantes com deficiência e com transtorno do espectro autista, matriculados na sala de recurso multifuncional da rede municipal de ensino, junto com seus responsáveis legais e professores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here