Prefeitura do Recife amplia distribuição em mais 200 mil máscaras com porta a porta nas comunidades

0
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Distribuição acontecerá pelas Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19 e também num trabalho porta a porta feito pelos agentes e profissionais de saúde do Recife. Com as máscaras também serão entregues kits de higiene e saúde bucal

A Prefeitura do Recife vai ampliar em mais 200 mil unidades de máscaras artesanais, a distribuição na cidade. Nesta etapa, a entrega será feita pelas Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19, que chegarão às comunidades mais carentes da cidade, a partir da próxima segunda (6), com um trabalho porta a porta dos agentes de saúde da Prefeitura do Recife. Os primeiros bairros contemplados serão o Pina e os Coelhos. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio na manhã desta sexta-feira (3), que informou também que as máscaras serão acompanhadas por um kit de limpeza composto por água sanitária, sabão em barra e hipoclorito em gotas, voltado para a higienização de alimentos e um kit de higiene bucal.

O prefeito Geraldo Julio reafirmou que a atitude de cada um é fundamental para continuar contendo o coronavírus em nossa cidade. “Para fortalecer a prevenção nós vamos distribuir mais 200 mil máscaras de tecido, produzidas por costureiras, nas comunidades mais vulneráveis da cidade. A distribuição será feita pelas Estações Itinerantes e também por um trabalho porta a porta, que vai ser realizado pelos agentes comunitários de saúde e pelos agentes ambientais e outros profissionais de saúde. Além disso, nós vamos distribuir kits de limpeza e higiene, contendo água sanitária e sabão em barra para limpeza, e hipoclorito em gotas para higienização dos alimentos. Nessa fase de prevenção,  o mais importante é usar sempre a máscara, cuidar da higiene e manter a distância do outro”, pontuou.

Nas áreas de palafitas do Pina e dos Coelhos, onde a vulnerabilidade social é ainda maior, os agentes de saúde irão de porta em porta para levar máscaras e esclarecimentos sobre como se portar no “novo normal”, diante da retomada dos serviços. De segunda (6) a sexta-feira (10), das 8h às 16h, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) vão distribuir máscaras e kits de higiene. Nas visitas, também serão identificadas as pessoas com sintomas gripais e, se necessário, elas serão orientadas a procurar unidades de referência da Atenção Básica para atendimento de pessoas com suspeita de covid-19.

Através do Programa Saúde em Todo Lugar, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife vai montar tendas na praça do Mercado São José, no Mercado Público de Beberibe (Praça da Convenção), Mercado de Casa Amarela, Feira do Cordeiro, Praça Irmã Douraci Joaguim (Mustardinha), Brasília Teimosa (na frente da Unidade de Saúde da Família Bernard Van Leer), Largo Dona Regina (Nova Descoberta) e Avenida Dois Rios (em frente à Capela de Santo Expedito, no Ibura). O horário de funcionamento vai das 8h às 16h, de segunda a sexta.

As tendas contam com pias para lavagem das mãos e profissionais para dar orientações sobre o uso correto e higienização das máscaras e a importância do distanciamento social. A equipe da Prefeitura do Recife também vai ensinar a população a acessar os sites e aplicativos de serviços que a Prefeitura oferece, como Atende em Casa, Movimenta Recife e Dycovid.

Os profissionais de saúde bucal da Sesau Recife vão dar dicas sobre a necessidade de reforçar o cuidado com a higiene bucal para se prevenir da covid-19, já que a maior transmissibilidade do novo coronavírus ocorre através da dispersão de gotículas de saliva. E como as arboviroses não deixam de existir por causa da pandemia, a equipe de Vigilância Ambiental também vai lembrar a população da importância de manter os cuidados para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chinkungunya e zika.

Desde o último dia 26, 100 mil máscaras artesanais começaram a ser distribuídas pela PCR nos mercados e feiras públicas, parques, orla da praia e ruas do centro da cidade. As 300 mil máscaras de proteção foram confeccionadas por costureiras, Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas (MEs) da área de confecção contratados pela Prefeitura do Recife, através de edital divulgado em maio. A ação da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) com o Gabinete de Projetos Especiais (GABPE) contratou 148 costureiras e 14 pessoas jurídicas, que estão aptas a produzir as máscaras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here