Prefeitura do Recife divulga o funcionamento dos serviços públicos durante o período do Réveillon

0

Os serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife estarão fechados na sexta-feira (31). As atividades na sede do Executivo Municipal voltam a acontecer normalmente na segunda-feira, dia 3 de janeiro

Alguns serviços da Prefeitura do Recife não estarão disponíveis na próxima sexta-feira (31), já que é considerado ponto facultativo na gestão municipal e no sábado, primeiro dia do ano, Dia da Confraternização Universal, feriado internacional. Os serviços do edifício-sede estarão suspensos e voltarão a ser disponibilizados na segunda-feira, dia 3 de janeiro. Assim como nos anos anteriores, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer não estará montada neste dia 1º de janeiro. No domingo (2), no entanto, o percurso estará disponível para quem quiser pedalar pela cidade. Já a vacinação contra a covid-19 será realizada normalmente nos 22 pontos da Prefeitura do Recife no dia 31. No entanto, os centros de vacinação e drives thrus estarão fechados nos dias 1º e 2 de janeiro. Já os mercados públicos e feiras livres do Recife vão funcionar na sexta-feira, estarão fechados no sábado e voltarão a funcionar no domingo.

EDIFÍCIO-SEDE – Devido ao Réveillon, os serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife estarão fechados na sexta-feira (31). As atividades na sede do Executivo Municipal voltam a acontecer normalmente na segunda-feira, dia 3 de janeiro.

SAÚDE – Os centros de vacinação contra a covid-19 e drivers thrus estarão fechados nos dias 1 e 2 de janeiro, mas funcionam normalmente no dia 31, mesmo com o ponto facultativo, nos 22 pontos disponibilizados pela Prefeitura do Recife no dia 31. A vacinação nos cinco shoppings da capital vai acontecer em horário especial no dia 31. No RioMar, Tacaruna e Plaza, os pontos vão funcionar das 10h às 18h; já no Boa Vista, a imunização acontece das 8h às 18h; no Recife, das 10h às 17h. No dia 1º, os postos dos shoppings estarão fechados.

Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas no dia 31/12 e nos dias 1º e 2/1 e reabrem na segunda-feira (3). Cinco Upinhas vão funcionar durante o feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriadão, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7723 e 3355-7705.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS – Nesta sexta-feira (31), não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua.

Na segunda-feira (3), voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriadão.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE – Em função da festa de réveillon, o Hospital Veterinário do Recife terá horário de funcionamento reduzido. No dia 31, o equipamento estará aberto para atendimento ao público das 7h às 12h. Todos os procedimentos e consultas previamente agendados serão realizados, bem como os atendimentos de urgência e emergência. O atendimento normalizado, das 7h às 18h, será retomado na segunda-feira, dia 3 de janeiro.

ESPORTES – As 22 unidades da Academia Recife estarão fechadas durante o Ano Novo. O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) também não terá atividades para o público geral.

PROCON RECIFE – O Procon Recife informa que na próxima sexta-feira (31), véspera do Ano Novo, não haverá atendimento presencial na sede do órgão, localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista e também em suas unidades que funcionam no Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro) e Compaz Dom Helder (Coque).   O Procon Recife orienta que reclamações sejam direcionadas ao site procon.recife.pe.gov.br e denúncias ao email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br. O atendimento presencial volta à normalidade na segunda-feira (03).

MEIO AMBIENTE – Devido ao feriado de Ano Novo, o Jardim Botânico do Recife estará fechado nos dias 31 de dezembro, 1 e 2 de Janeiro (sexta, sábado e domingo). O local voltará a funcionar na terça-feira (04) das 09h às 15h, com entrada gratuita.

TURISMO E LAZER – Assim como nos anos anteriores, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer não estará montada neste dia 1º de janeiro. No domingo (dia 2 de janeiro), no entanto, o percurso estará disponível para quem quiser pedalar pela cidade. O trajeto fica disponível das 7h às 16h, passando por vários bairros da cidade.

COMPAZ E BIBLIOTECAS – Devido às festas de final de ano, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara estarão de recesso até o dia 3 de janeiro. Apenas os CRAS, Procon, Secretaria da Mulher e a Junta Militar funcionarão nesse período.

As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados também não estarão disponíveis para o público. Os Compaz e as bibliotecas voltarão ao funcionamento normal na terça-feira, dia 4 de janeiro.

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na sexta-feira (31). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o réveillon, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (3), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia. O Clarice conta, ainda, com um disk orientação, o Liga, Mulher, que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, no número 0800 281 0107. Desde 2020, o Centro de Referência também passou a oferecer um canal de acolhimento para mulheres via WhatsApp, pelo número (81) 99488-6138.

CULTURA – Nesta derradeira semana de 2021, dois espaços culturais mantidos pela Prefeitura do Recife estarão à espera do público que quer se despedir de um ano tão desafiador abastecendo-se de cultura, para lembrar de onde veio e ajustar a rota para o ano que se anuncia. Até amanhã (30), o Paço do Frevo estará aberto das 10h às 17h e o Museu da Cidade espera o público entre 10h e 16h.

No Museu da Cidade, é possível visitar a exposição de longa duração “Cinco Pontas”, que reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público, que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. O museu funciona das 10h às 16h.

No Paço, está em cartaz a exposição “Patrimônios Periféricos”, que leva para dentro do museu as vivências, criatividade e riqueza cultural das periferias urbanas, dando visibilidade e protagonismo aos jovens que participaram das formações em economia criativa, oferecidas pelo museu, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos.

Depois da virada, o Paço será o único a abrir no fim de semana que inaugura 2022, recebendo os visitantes no domingo (2), das 11h às 18h. O Paço do Frevo fica na Praça do Arsenal. Os demais equipamentos culturais retornarão do recesso a partir do dia 4 de janeiro.

MERCADOS PÚBLICOS E FEIRAS LIVRES – Os mercados públicos e feiras livres do Recife vão funcionar na sexta-feira (31), fechar no sábado (1) e funcionar no domingo (2). No próximo dia 31, de 6h às 18h; no dia 1 será fechado e no domingo 2, funcionará de 6h às 13h.

AGÊNCIAS DE EMPREGO E SALA DE EMPREENDEDORISMO – As Agências de Emprego e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta sexta-feira (31) em razão das comemorações de Ano Novo. Os serviços retornam na segunda-feira (3) nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) e no edifício sede da Prefeitura (Sala do Empreendedorismo). Os agendamentos, entretanto, podem ser feitos normalmente pelo site para os dias disponíveis, das 9h às 17h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here